Os shows do Echo & The Bunnymen sempre foram recheados de homenagens a artistas e músicas que influenciaram Ian McCulloch e a banda. Citações durante as canções próprias ou coveres completas, elas acabaram famosas entre os fãs.
Tanto que muitas das compilações da banda trazem versões que se tornaram clássicas dessas músicas. Quem quiser se aprofundar no “mundo das homenagens” do Echo, vale ir atrás caixa “Crystal Days: 1979–1999”, de 2001, com quatro discos. O disco quatro tem algumas das mais famosas, que também aparecem no EP “New Live And Rare”, o mais conhecido deles, lançado como pirata originalmente e depois “oficializado” pela WEA japonesa.
Os discos ao vivo, embora não tenha crédito oficial das coveres, traz citações em muitas delas e reflete um pouco do clima do Echo em cima do palco. A voz bêbada, rouca e vacilante de McCulloch dá um charme especial às interpretações, que, em estúdio, como se mostra em algumas versões abaixo, acaba se perdendo. Prefira, pois, sempre as interpretações ao vivo.
O Echo & The Bunnymen é uma das poucas bandas cujas coveres são bem-vindas num show, a despeito de parecerem muletas pra agradar um público desconfiado e indiferente com as composições próprias, uma polêmica que se inflou recentemente com a apresentação patética do Kiara Rocks no Rock In Rio 2013.
Pra quem nunca viu um show do Echo & The Bunnymen – principalmente no auge do grupo, nos anos 1980, aqui estão dez das mais famosas versões feitas pela banda, pra se ter uma ideia (destaque pra famosa última cover listada, que apresenta algumas outras citações).
SOUL KITCHEN
Original: The Doors (“The Doors”, 1967)
—
PEOPLE ARE STRANGE
Original: The Doors (“Strange Days”, 1967)
—
HEROIN
Original: The Velvet Underground (“The Velvet Underground & Nico”, 1967)
—
IT’S ALL OVER NOW (BABY BLUE)
Original: Bob Dylan (“Bringing It All Back Home”, 1965)
—
PAINT IT BLACK
Original: The Rolling Stones (“Aftermath”, 1966)
—
TICKET TO RIDE
Original: The Beatles (“Help!”, 1965)
—
RUN RUN RUN
Original: The Velvet Underground (“The Velvet Underground & Nico”, 1967)
—
FRICTION
Original: Television (“Marquee Moon”, 1977)
—
IN THE MIDNIGHT HOUR
Original: Wilson Pickett (“In The Midnight Hour”, 1965)
(vá direto a 16:02)
—
ALL YOU NEED IS LOVE
Original: The Beatles (Single, 1967)