A música espacial d’A Espiral De Bukowski chega a mais um disco, “ERP-P330-CBP Future Great Filter”, gravado ao vivo e seguindo o improviso, como a maioria dos seus discos, dessa vez no Experimenta Som, do Rasgada Coletiva, que rolou no SESC Sorocaba, interior de São Paulo, dia 24 de março de 2016.
O disco é lançado nesse dia 13 de junho de 2016, via O Bosque/Woodland, em parceria com uma série de selos: Sinewave, Al Revés, Plataforma Records e Propósito Recs. A masterização é de Alexandre Marino.
Cesar Zanin e Mariana Cetra estão, porém, chegando ao fim com o grupo. Zanin está se mudando pra Europa pra estudar. “ERP-P330-CBP Future Great Filter” é o provável último disco dessa dupla e o “tema do disco é a inevitabilidade do fim”. Mas ainda podem surgir outros lançamentos baseados nas últimas apresentações que os dois fizeram após a do “ERP-P330-CBP Future Great Filter”.
São cinco faixas que perfazem vinte e seis minutos de uma viagem deliciosa proporcionada por sintetizadores, efeitos de voz e guitarra, um Casiotone, maracas e afins.
Ouça na íntegra:
Zanin é um apaixonado por física, matemática e astronomia. Os discos d’A Espiral De Bukowski refletem isso, seja nos loops dos sons, seja nos títulos (também das canções). Aqui, no caso, César conta que “P300 é o nome de suas coisas distintas: uma onda cerebral, uma proteína do nosso DNA e ‘The Great Filter’ tem a ver com o Paradoxo de Fermi. O título e o disco simbolizam a tomada de consciência sobre a inevitabilidade do fim. Do fim de tudo. De todas as coisas. Contrapondo isso à questão da existência”.
O disco anterior foge um pouco da temática. Chama-se “Março Deságua” e é um intrigante exercício de reinvenção do clássico “Águas De Março”, de Tom Jobim, que você pode ouvir aqui. Foi lançado, claro, em março de 2016.
1. CCC Positive Feedback Affection Loop Deflection – PT 1
2. CCC Positive Feedback Affection Loop Deflection – PT 2
3. Penrose, Chomsky, I Know You Know, Well, Lyapunov Time Manifolds
4. Universal Grammarevolution In Working Class Memory – PT 1
5. Universal Grammarevolution In Working Class Memory – PT 1