A MORTE DE GREGORY ISAACS

gregory-isaacs

Gregory Issacs morreu hoje, aos 59 anos, na sua casa, em Londres, Inglaterra. Ele tinha câncer.

Mais importante: tinha a verve do reggae.

Gregory Isaacs começou sua carreira, por assim dizer, quando ainda era um filhote cheio de espinhas, cantando nos programas de calouros na Jamaica. Logo, aos 19 anos, lançou-se em carreira solo, após o fracasso do trio The Concords, sua primeira aventura profissional.

Logo de cara, uma penca de sucessos, reggaes de raiz, com baladas como “All I Have Is Love”, mostrando sensualidade e ginga pra baiano nenhum botar defeito:

E “Lonely Soldier”, que lhe valeu reverências da raiz africana:

Com essa pegada (que lhe valeu a alcunha de “Lonely Lover”), Isaacs já era, ao final dos anos 1970, com menos de vinte anos, um dos maiores cantores de reggae do mundo, rivalizando com Bob Marley, em termos de vendas e de solicitações para turnês nos Esteites e na Inglaterra. Nessa época, apesar de lançar todas as suas músicas pelo próprio selo (e loja), o African Museum, ele assinou com a Virgin e aí ninguém segurou mais. Durante 10 anos, apresentou-se no Reggae Sunsplash, festival-ícone do estilo.

Aí, foi pra Island Records, onde fez a sua música mais conhecida, “Night Nurse”, em 1982:

No fim do contrato com a Island, Gregory Isaacs mostrou-se ainda mais criativo e produtivo, principalmente com a parceira com Gussie Clarke.

O cara foi artista, ídolo, amante, garoto das ruas, frequentador de xilindró (por substâncias ilícitas – o que na Jamaica… bem… – e porte ilegal de armas) e um baita músico antenado com as coisas comerciais. O cara sabia fazer dinheiro com sua música.

Quer ler mais sobre Isaacs? Recomendo esse link, que ainda lista a extensa discografia do artista, o que não é bolinho.

Pra mim, duas canções são imperdíveis:

“Soon Forward”

“Mr. Brown”

Gregory Isaacs esteve algumas vezes aqui no Brasil. Gravou até o DVD “Live In Bahia Brasil”. A última delas (corrijam-me se eu estiver errado), foi pro Teresina Roots, em novembro de 2009:

Deixará saudades a fumaça no ar.

Leia mais:

  • Nada relacionado

Comentários

comentários

11 comentários

  1. Mr. Gregory esteve em turnê no Brasil ano passado, passou por várias cidades Belém,Teresina,Maranhão,São Paulo e Rio de Janeiro.
    Podia notar seu abatimento durante os shows,tocando no máximo 1 hora (Foi o caso do show que aconteceu aqui em Belém, onde se encontrou com a banda norte americana S.O.J.A)

    Vai deixar saudades!!!!
    JAH BLESS

  2. Os Regueiros de Sampa esta de luto, que jha ti receba de braços abertos,fica a saudade do show que estive em São Paulo pertinho de ti.

  3. Nós aqui da Jamaica Brasileira, como era conhecido como o Papa do Reggae estamos muito triste com essa perda ,ja que foi um íncone que agregou muito para nossa cultura o ”Reggae Root’s”. Greggory vc se foi mais seus vinis não deixarão de tocar por aqui….
    valeuuuu….

  4. valeu pela a cultura ke ele deixou aos amantes do reggae de raiz um abraço de um maranhese,que estar aqui em brasilia…..saudades papa do reggae

  5. Grande gregory venho aq para lhe desejar muito susesso e q vc dincanse em paz,e vc foi e sempre será uma grande estrela q continuara brilhando en nossos corações e um grande abraço de toda nação reggeira

  6. Ola amigo Fernando Augusto Lopes
    Estou muito triste, o mundo da musica teve uma perca muito grande, nos deixou para ir de encontro de JAH!
    O que fazer na hora que nosso ídolo maior se parte, para nos deixar saudades.
    Gregory não era só um intérprete, e sim um cantor e ator!
    Gregory sussurravas suas melodias com uma voz aveludada com o puro groove que Deus te presenteou!
    Graças ao meu bom Deus, tive o prazer de ver 5 shows, principalmente o de 1987 na Jamaica no festival Reggae Sunsplash, enlouqueci, nunca tinha ouvido um PA igual, primeira vez com cx de grave e a cozinha ( baixo e bateria) na cara por sinal a melhor cozinha que tive o prazer de ouvir!
    Depois da apresentação do Gregory me retirei e fui para o Hotel, para mim já pastava.
    Gregory era um Rei um Deus!!!
    Vá e descanse em PAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.