A Marisa Monte é mala, isso todo mundo sabe. Mas pelo menos ela não faz muitos shows e se mantém no seu mundinho. Só que tenho que dar a mão à palmatória com relação à única coisa decente que ela fez pro mundo da música: o disco “Tudo Azul”, resgatando a Velha Guarda da Portela. O disco é de 2000 e é uma pérola.
Durante a produção dele, Carolina Jabor e Lula Buarque de Holanda filmaram a patota toda para lançar um documentário sobre a Velha Guarda da Portela, “O Mistério do Samba”, que finalmente estréia hoje nos cinemas. Os sobrenomes da dupla de diretores garantem uma certa etiqueta ao projeto, mas não dá pra ficar com pena deles quando dizem que pagaram o filme dos próprios bolsos. Devem ser bolsos rechedados.
Independente de Marisa Monte, Jabores e Buarques de Holanda, ainda bem que o que interessa é a música e quem tira o som. Monarco, Argemiro, Casquinha, Paulinho da Viola, Jair do Cavaquinho, Paulão, Guaracy, Cabelinho, David do Pandeiro, Tia Eunice, Tia Doca, Surica (o “Gogó Possante”) e Áurea dão show no disco e nas telas. Isso é samba de primeira.
Em 2003, o Paulinho da Viola também foi matéria de um documentário, “Meu Tempo É Hoje”. Aí embaixo tem alguns vídeos sobre esse mundo espetacular da Portela, o berço do samba.
O primeiro, com Monarco contando boas, é do filme de 2003, um espetáculo (repare nas cervejas na mesa, que beleza!):
O segundo é continuação desse:
E o terceiro é o trailer do filme que estréia hoje:
Imperdível.