“A Forest” foi lançado em 8 de abril de 1980. Foi o único single trabalhado no segundo disco do The Cure, “Seventeen Seconds”, colocado no mercado no mesmo mês.
Mas em dezembro de 1979, com Robert Smith e companhia encerrando a primeira turnê na Europa, pra divulgar “Three Imaginary Boys”, seu primeiro álbum, que havia saído em maio daquele ano, “A Forest” não era exatamente como o mundo veio a conhecer. Era mais rápida, minimalista, com uma letra totalmente diferente. Dali até a banda entrar em estúdio, poucas semanas depois, ela sofreu uma transformação pra se tornar a soturna canção que até hoje é apresentada pelo The Cure nos seus quilométricos shows atuais.
Mas foi essa versão, creditada como “A Night”, que marcou a estreia do The Cure num programa de televisão.
A apresentação foi ao ar em 8 de dezembro de 1979, na França, pelo programa “Chorus”, ao vivo no Théâtre de L’Empire, inaugurado em 1886.
O programa existiu de setembro de 1978 a junho de 1981, transmitido pela estatal francesa Antenne 2. Suas antenas mandaram pra todo território francês apresentações de bandas como The Clash, The Allman Brothers Band, James Brown, Kraftwerk, The Clash, Devo, Dire Straits, Tom Petty & The Heartbreakers, The Police, Roxy Music, Siouxsie & the Banshees, The Stray Cats etc. Quase tudo saiu em DVD e faz parte do acervo do Institut National De L’Audiovisuel, acessível a quem quiser, no site oficial (clique aqui).
Porém, está no acervo só o que foi ao ar. Nesse dia, a banda tocou pra um teatro quase lotado seis canções e só três foram ao ar, que são as facilmente encontradas no YouTube, com uma ótima qualidade.
A própria banda usou esse material em lançamentos futuros em DVD. Os dois mais famosos são “Glasgow 1984” e “The Art Of The Dark”, de 2008.
No vídeo, é possível ver Robert Smith jovem demais, aos vinte anos, bem como um acelerado Lol Tolhurst na bateria (creditado como Tochurst nas autorias das canções), Simon Gallup no baixo e Matthieu Hartley no teclado, que em “Three Imaginary Boys” fica no fundo do palco calmamente lendo um jornal…
Quatro dias depois, em Amsterdã, na Holanda, a banda foi ao ar novamente, mas só uma música foi apresentada na TV, “Grinding Halt”, durante uma entrada ao vivo da televisão no show no Melkweg.
Dois meses antes, dia 9 de setembro, em Roterdã, durante o New Pop Festival, a banda tocou pra dez mil pessoas e o programa “Neon” entrou ao vivo durante a apresentação de “10:15 Saturday Night”. Veja:
Apesar dessas duas transmissões, o “Chorus” é que detém a marca de ter sido o primeiro programa não jornalístico que a banda protagonizou na televisão.
Foram ao ar, na ordem:
1. A Forest (A Night)
2. Three Imaginary Boys
3. Killing An Arab
Não foram ao ar:
4. Jumping Someone Elses’s Train
5. Seventeen Seconds
6. Boys Don’t Cry