A FIFA é meio prega com esse negócio de música, tanto que escolheu a Shakira, com sua “Waka Waka This Time For Africa” como a música oficial da Copa 2010, na África do Sul.
É um dance-pop-batuque de fácil digestão, com um refrão que pode pegar fácil, se alguém se atrever a tocá-la à exaustão. Mas não é só isso exatamente que eu gostaria de falar aqui. É sobre outros dois assuntos relacionados.
Primeiro, o vídeo de “Waka Waka…”. A FIFA não sabe escolher música, mas sabe fazer vídeos como ninguém. E, depois da super-quarta-feira de ontem no futebol (que continua quarta-feira que vem), já deu pra perceber: o clima de Copa do Mundo chegou, pegou em cheio. Por isso, arrepia ver esse vídeo, bem editado (apesar do efeito na imagem), que leva o espectador pra África e pro clima de Copa na mesma medida.
No final, perceba que a Shakira nem incomoda:
A música está no disco oficial da Copa, que a FIFA lança em 31 de maio, com vários artistas locais (podia ter Lady Smith, não?). O disco chama-se “Listen Up! The Official 2010 FIFA World Cup Album”, se é que te interessa.
O segundo assunto relacionado é que há uma música não-oficial da Copa. Quer dizer, não dá Copa, tô exagerando, mas da seleção inglesa. E dessa você vai gostar mais, tenho certeza. O líder do The Fall, Mark E. Smith, vai lançar, junto com os companheiros de banda, Ed Blane e Jenny Shuttleworth, “England’s Heartbeat”. O trio lança a música com o nome de Shuttleworth., com lançamento oficial dia 7 de junho (pra download dia 4 de maio).
Quando aparecer na área, coloco aqui.
Os ingleses esperam que dê mais sorte que o New Order, com “World In Motion”, da Copa de 1990, lembra?
—
Outra música que tá enchendo o saco, é a “Waving Flag”, do somáli K’naan (com David Bisbal), uma celebração à amizade e à confraternização, que a Coca Cola pegou pra si.
São dois vídeos, ambos “oficiais”. O da FIFA é esse:
A música alcançou o primeiro lugar em muitas paradas ao redor do mundo. Tem um aversão para cada país (aparentemente). E tem outra versão, a remixada pela Coca Cola, só com o K’naan:
—
Perceba que o nome da música, “Waving Flag”, causa uma certa confusão com quem conhece o British Sea Power, que tem uma música chamada “Waving Flags” (bandeira no plural).
A Rough Trade, gravadora do BSP, por conta disso, anunciou que a banda fez uma música (não-oficial, claro) pra Copa do Mundo, chamada “Football (Kick It In The Goal)”. É um devaneio-calipso-tiração-de-sarro (quer dizer, é o que parece, é o que eu acho). A canção tem a participação do pessoal do Brakes e pode ser baixada, de graça, clicando aqui.
Ou você pode ouvi-la aqui:
—
Sem esquecer que o We Are Scientists e o Weezer “duelaram” com temas pra Inglaterra e Estados Unidos, respctivamente. Quer ouvir? Clique aqui.
—
Que tal o que a KCRW listou como músicas da Copa? Cada país tem a sua música. Pelo menos é o que a rádio acha. Curioso… Clique aqui.