Você conhece Israel Rolim da pós-punk catarinense Bela Infanta. Ali, ele é o guitarrista que nos projeta ao início dos anos 1980.
Mas nesse seu projeto paralelo e íntimo, Israel mergulha no contemplativo, com ambiências e viagens solitárias. “Em inúmeras ocasiões da vida, as pessoas geralmente atribuem uma ‘trilha sonora’ para uma determinada situação marcante”, diz ele na página oficial do assimnasceumfantasma no Facebook. “As canções do ANF são ‘reproduções sonoras’ de alguns acontecimentos que marcaram de forma peculiar e que, durante algumas madrugadas, tomam os pensamentos de assalto causando uma leve euforia antes de dormir”.
Ao Floga-se, o músico disse: “fico fazendo musica no netbook quando não consigo dormir. Hoje, por exemplo, fui dormir era 7 da manhã”. E completa dando uma ideia da “solidão” que permeia a criação, ao revelar o porquê do nome assimnasceumfantasma: “era o nome de uma música que eu fiz quando tinha uma banda em 2005. O vocalista acabou por morrer e terminamos a banda. Era (a banda) Dose do Dia, o nome do vocalista era Ricardo Pereira, ele morreu com dois cistos no pulmão em 2007″.
Embora Rolim descreva que a música aqui tenha influências de The Cure, Cocteau Twins, This Mortal Coil, Dead Can Dance, entre outros, chama muito atenção a proximidade com a guitarra e os climas criados por Vini Reilly pro Durutti Column.
Nesse primeiro EP, que Israel Rolim colocou de graça no Soundcloud do projeto, é essa a beleza mais marcante. As quatro canções são fortes, belas, idílicas.
Uma bela e agradável surpresa.
1. Solenóide
2. Abissal
3. Rêmora
4. O Castelo
Ouça na íntegra:
[…] outros projetos pessoais de outros artistas (lembra desse?), esse também foi impulsionado por noites sem dormir. “Esses sons são bem pessoais, bem […]
[…] O assimnasceumfantasma fez um dos EPs mais legais de 2012, com seu homônimo, lançado em novembro. […]
[…] insônia é uma dádiva pros artistas, aparentemente. O assimnasceumfantasma, projeto solo de Israel Rolim, do Bela Infanta; o Cacique, projeto do Felipe Mattos, do Búfalo; vários do Cadu Tenório, do Sobre A Máquina; e […]