“É um projeto que nasceu no ano passado enquanto eu passava por uma gigante crise existencial após meu filho ter nascido. Ele nasceu no final de 2012, e prontamente, eu parei de tocar pra cuidar dele. Então, eu tinha a rotina de cuidar dele, trabalhar, voltar pra casa, dar banho e janta pra ele, e dormir. Fiquei uns bons meses assim. Preso nessa rotina. Até o momento que eu decidi fazer alguma coisa antes de enlouquecer de vez. Aí, comecei a acordar mais cedo e dormir mais tarde só pra ficar tocando e gravando. Essas quatro músicas demoraram quase um ano pra serem gravadas nesse ritmo. Toquei todos os instrumentos. A bateria, primeiramente, eu compus com midi. Depois pedi para um amigo gravar. No começo de 2014, comecei a mixar e pedi pra um amigo chamado Lucas Bicudo masterizar. Lancei o EP no começo dessa semana (dia 14 de julho de 2014). A banda pra tocar ao vivo já está montada. Agora vamos começar a intensificar os ensaios e marcar shows”.
É basicamente essa a história do ATTÖM DË, banda-de-um-homem-só, codinome de Eduardo Henrique Lopes, que acabou de colocar em seu Bandcamp o primeiro EP, “Expressar-me É Preciso No Meu Tempo Precioso”, cujo título já resume um bocado do que ele informou nas aspas acima.
São quatro músicas gravadas em sua própria casa, após o dia de trabalho como editor numa produtora de filmes em São Paulo.
Eduardo compôs tudo, tocou todos os instrumentos e ainda mixou o trabalho. Teve apoio de Nego Will na bateria (em “Pedreira De Saturno”, “No Water” e “Flor Mais Bonita”); de Paulo Akio, no baixo (em “Raivoso Cão”); e de Rodolfo de Carvalho (em “Raivoso Cão).
O resultado é um punk-piscoldélico acelerado, sujo e setentista.
Não é o primeiro projeto musical no qual Eduardo está envolvido: “além do Attöm Dë tive dois projetos que gravaram: um foi o Maledetto (misturava Radiohead com Incubus e John Frusciante), em 2009, e o outro foi o Lama Bomba que gravou em 2013 (que dá pra ouvir aqui)”.
A banda pretende se apresentar ao vivo e a formação é Eduardo guitarra e vocal, Lucas Bicudo na guitarra e no teclado, Paulo Akio no baixo e no teclado e Nego Will na bateria.
Eduardo diz que criou a Attöm Dë “acima de tudo pra me expressar, tô sempre fazendo e ouvindo musica. não tem jeito… É por diversão sim, ganhar dinheiro seria bom também, mas não é o objetivo. Uma vontade que eu tenho e sempre tive é de fazer turnê, pegar a van e sair fazendo show pelo brasil todo. Hoje, com família e filho, meus pés estão muito mais no chão; então, sei que não posso fazer grandes loucuras”.
As loucuras ficam nas músicas. Ouça na íntegra:
Ah, sobre a capa: experimente vê-la girando-a de cabeça pra baixo…
1. Pedreira De Saturno
2. Raivoso Cão
3. No Water
4. A Flor Mais Bonita