Um disco de uma música só. É o novo do Bemônio, que já fez em 2012 um dos melhores do ano – “Vulgatam Clementinam”. Agora, com “Ascoltare Durante Il Pranzo Dopo La Noia”, ele surpreende mais uma vez, pela noise, pelo conceito, pela ousadia.
Não que um disco com uma única música – aqui, de quarenta e sete minutos – não seja comum pelas cabeças que experimentam por aí, mundo afora, mas aqui, em terra brasilis, é incomum um tanto.
“É um disco de uma única música”, reforça Paulo Caetano, o cérebro do projeto. “É meio ‘Leng Tch’e’, do Naked City (N.E.: disco de 1992, de uma música apenas, com 31’38”)… Ou ‘Delirium Cordia’ do Fantomas” (N.E.: disco de 2004, de uma música apenas, com incríveis 74 minutos de duração)…”, compara Caetano. “É meio que acompanhando como é o show do Bemônio”.
Mas não é ao vivo, é estúdio. A ideia é mostrar como se comporta o Bemônio no palco, com suas ambiências, seus ruídos, suas experimentações, os altos e baixos da música. “É uma experiencia distinta do ‘Vulgatam…’, algo mais experimental, mais uma sequência de coisas do que uma experiêencia a cada faixa”, diz Caetano.
A faixa está disponível no Soudclound do Bemônio. Paulo não sabe se o trabalho será lançado no formato físico, nem se sai pelo TOC Label, selo que assinou o “Vulgatam…”: “quero lançar, acho que casaria muito em vinil, correrei pra isso, seria a realização pro próprio som mesmo, pela experiencia da faixa ser única e em 45 minutos”, afirma.
1. Ascoltare Durante Il Pranzo Dopo La Noia
Ouça na íntegra:
[…] Clementinam”, em julho, via TOC Label; depois, em outubro, o diasco-de-uma-música-só “Ascoltare Durante Il Pranzo Dopo La Noia”, direto no Bandcamp; e agora, chega com o novíssimo […]
[…] Bemônio já havia lançado um disco-de-uma-faixa-só, o “Ascoltare Durante Il Pranzo Dopo La Noia”, mas há uma grande diferença entre os dois […]
[…] Bemônio chega ao terceiro disco cheio (se você não contar o “Ascoltare Durante Il Pranzo Dopo La Noia”). “Santo” é o projeto mais audacioso de Paulo Caetano e Gustavo […]