O Bemônio chega ao terceiro disco cheio (se você não contar o “Ascoltare Durante Il Pranzo Dopo La Noia”). “Santo” é o projeto mais audacioso de Paulo Caetano e Gustavo Matos.
Audacioso porque é o mais bem produzido, com participações especiais e cuidados idem. Um desses cuidados foi com a mixagem e masterização feitas por Steve Austin, do Today Is The Day, o que eleva o resultado final a outro patamar.
O disco tem participações do Paulo Roberto (Paulão, ex-Gangrena Gasosa e Seletores de Frequência); Gabriel Menezes, ex-Noção de Nada e Uzômi; Zé Felipe (ex-Zumbi do Mato), Daniel Develly (Pelvs e Driving Music), Ricardo Pereira (Labirinto), além dos portugueses do Besta e We Are The Damned e muito mais (veja lista abaixo).
Mas quem produziu tudo foi mesmo Paulo Caetano. O resultado é muito mais amplo em espectros, do drone, dark ambient, noise e doom usuais ao dark metal (“Vicente”) experimental produzido por variadas fontes, vozes e instrumentos, algo que não se ouvia ou percebia nos discos anteriores – – ouça principalmente as estupendas “Lázaro” e “Anastácia”.
Há ainda a participação de fãs do Bemônio, que enviaram e-mail com berros, choros e afins e que acabaram na derradeira “Francisco”.
Se você já havia se encantado com “Vulgatam Clementinam” e “Serenata” (ambos 2012), além do impressionante EP “OPSCURUM” (2013), perceberá quem com “Santo” o Bemônio chega a um nível bastante superior, vendo que, sim, era possível.
Com relação ao nome do disco, Paulo Caetano diz: “é algo antagônico ao nome da banda. Por isso esse álbum. Caso seja lançado físico não terá Bemônio nele inserido. Mas é um trabalho do Bemônio”. Todas as quatorze faixas levam nomes de santos (e santas e papas). Mas não há católico que vá se curvar a eles.
Assim, pode-se chamar “Santo”, sem medo de ofensa, de um “álbum conceitual”. E macabro. E belo, como um canto gregoriano treval.
A data de lançamento oficial é dia 10 de setembro de 2013, de graça no Bandcamp. Paulo Caetano espera que o disco saia em vinil também, mas até a publicação deste post, nenhum selo havia dado uma resposta positiva (assim que o link pra audição/download for liberado, publico aqui).
A lista de músicas/santos está abaixo. A bela e macabra capa é de Pedro Felipe (Ars Moriendee).
01. Benedito
02. Edwiges
03. Lázaro
04. Agostinho
05. Bento
06. Anastácia
07. Vicente
08. José
09. Lucas
10. Paulo
11. Veridiana
12. Aparecida
13. Pedro
14. Francisco
Ouça na íntegra:
[…] antecipou o Floga-se, esse contraponto da banda e nome do álbum foi proposital – assim como os nomes bíblicos e […]