Cinco anos após lançar “Mr Love & Justice”, de 2008, Billy Bragg volta com um disco especial, “Tooth And Nail”.
Especial porque é uma volta a um dos momentos recentes mais emocionantes de sua carreira, segundo o próprio afirmou: a série “Mermaid Avenue” (I e II, de 1998 e 2000, respectivamente), que lançou com o Wilco, a partir de letras nunca gravadas de Woody Guthrie. Em “Tooth And Nail”, inclusive, há “I Ain’t Got No Home”, do cantor americano morto em 1967.
Esse é o décimo disco solo de Bragg. Se contar as parcerias com o Wilco e outros, são treze discos.
A produção é de Joe Henry (ganhador de três Grammys) e o lançamento tem data pra 19 de março de 2013 (Europa), via Cooking Vinyl.
O disco foi gravado em apenas cinco dias, em Pasadena, California, Esteites. Bragg gravou todos os vocais ao vivo, sem novas tomadas ou overdubs. A ideia era parecer o mais cru e emocional possível. Na sua banda, Greg Leisz (guitarra pro Bon Iver), Patrick Warren (piano pra Lana Del Rey), Jay Bellerose (bateria pra Regina Spektor) e David Piltch (baixo pro Ramblin’ Jack Eliot, uma indicação do produtor Henry).
“January Song”, que abre o disco, é uma bela canção folk, intimista e tocante. Dá uma boa ideia do que é o disco, que você pode ouvir por tempo limitado aqui:
As doze músicas e a capa estão abaixo.
01. January Song
02. No One Knows Nothing Anymore
03. Handyman Blues
04. I Ain’t Got No Home (Woody Guthrie cover)
05. Swallow My Pride
06. Do Unto Others
07. Over You
08. Goodbye, Goodbye
09. There Will Be A Reckoning
10. Chasing Rainbows
11. Your Name On My Tongue
12. Tomorrow’s Going To Be A Better Day