BLOUSE – BLOUSE

A teimosia nos prega peças. Sabe-se lá o motivo pelo qual eu não postei o BLOUSE antes. Já havia ouvido antes “Time Travel” e “Into Black” e realmente havia gostado muito, mas pensei se tratar apenas de mais um hype desnecessário da imprensa da gringolândia. Relutei, relutei, até que tive que ouvir o disco pra uma resenha a um blogue amigo. Deu em admiração.

“Blouse”, o primeiro disco do trio estadunidense de Portland, formado por Charlie Hilton, Patrick Adams e Jacob Portrait, é bem bonito, pra dizer o mínimo. Lembra em muitos momentos o Section 25, como na citada “Into Black”, e remete aos melhores momentos que um sintetizador pôde marcar na década de oitenta.

De fato, os sintetizadores são os grandes vilões – ou eram e o tempo tratou de inocentá-los – daquele período da música pop, pós-punk (ou “após o punk”, pra não confundir as coias). Mas o Blouse conseguiu com perspicácia elucidar a beleza do instrumento pra gente.

As faixas são todas misturas bem sucedidas de Blondie, Beach House, Section 25, OMD, passando por shoegaze e afins, cabendo ao Beach House o elo de ligação com os tempos presentes. Porque quando se ouve peças como “White” e “Firestarter” é possível se alocar novamente nos dias atuais, pra se assegurar que o Blouse não é só um devaneio saudosista.

É um discão por isso. Ajuda a qualificar o que havia sido desqualificado nos anos 80, com as guitarras salientes do Sonic Youth, do REM, do U2, do Husker Dü, dos Smiths e tals (até pela comparação direta injusta), e transporta os ouvidos presentes a um passado que foi bem interessante, banhado em melancolia e pretensa seriedade e maturidade artísticas.

01. Firestarter
02. Time Travel
03. They Always Fly Away
04. Into Black
05. Videotapes
06. Controller
07. Roses
08. White
09. Ghost Dream
10. Fountain In Rewind

Ouça o disco na íntegra aqui:

Veja o vídeo de “Videotapes”

Leia mais:

  • Nada relacionado

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.