O CALM PALM VAPOR começou a seguir o Floga-se no Twitter – sabe-se lá o motivo. O fato é que agradeço por isso. Qualquer que seja o motivo, consegui ouvir a música deles, gostei e fui pesquisar.
Um “google” aqui, um e-mail ali, e a resposta, na verdade, pouca gente sabe. O Calm Palm Vapor, se não for uma tremenda tiração de sarro, é certo que é um grande mistério. É um duo de Chicago, Esteites, que se auto-categoriza como uma banda que faz “shoegaze com um tanto de Motown”. Talvez pelo fato de eu nunca ter ouvido ambas palavras numa mesma frase, corri pra ouvir.
Mas eu diria que é um space rock ou dream pop com pitadas de britpop pra ficar no compreensível. Ou que é melhor você mesmo ouvir.
A banda é formada pelos misteriosos Pierogi (melodias) e secretwars (assim mesmo, com letras minúsuculas, nas batidas). É claro que se ouve muito mais na música do Calm Palm Vapor, mas é o que se informa. “Escrevemos música sobre o Triunfo do Espírito Humano”, diz a banda no Twitter. Mistério? Tiração de onda?
Talvez nem seja preciso responder. Quando se ouve maravilhas barulhentas como “Galaxy Con Glass”; calmarias viajantes, como o looping de “Before Everything” e a beleza de “Hate To See You Smile”; a banda remete-se diretamente ao Spacemen 3 e afins e vagamente, com imenso esforço, a qualquer coisa da Motown (talvez a balada gospel-psicodélica “From Within”) – o que já tá de ótimo tamanho.
Todas estão no primeiro disco do Calm Palm Vapor, lançado por conta própria e de graça (via BandCamp, por tempo limitado), dia 12 de novembro de 2010. Chama-se “Morning Pacific”:
01. Run The Tables
02. Hate To See You Smile
03. Everyday We Grow
04. Nothing Together
05. They Are Mine
06. Made A Choice
07. Galaxy Con Glass
08. Before Everything
09. From Within
10. Its Not Very Nice
Antes, porém, em setembro de 2010, havia lançado o EP “Hate To See You Smile”, que pode ser baixado no esquema “dê o seu preço” no BandCamp, clicando aqui.
Pra promover o álbum de estreia, a banda fez um vídeo para “Hate To See You Smile” por trinta e dois doletas (você verá que é possível), com zumbis pra todo lado (o que sempre é legal):
Ouça também “Everyday We Grow”:
Twitter. Shoegaze com Motown. Independente dos motivos que uniram o Floga-se ao Calm Palm Vapor, agora danou-se: é pra sempre.
[…] This post was mentioned on Twitter by Floga-se, Calm Palm Vapor. Calm Palm Vapor said: FLOGA-SE from Brazil did a sweet review of us and also our album Morning Pacific! Check it out! 🙂 http://fb.me/tSQyA99d […]
[…] Pano”, o mais recente single do Mogwai: “Hasenheide”, e com o espetacular Calm Palm Vapor, dupla misteriosa de Chicago, Esteites, que apresentei aqui essa semana e aparece com a ótima […]
[…] Nesse post, contei minha ligação repentina com o Calm Palm Vapor, a misteriosa dupla de Chicago. Naquele post, apresentei a banda, publiquei os detalhes do primeiro disco, coloquei um clipe, mas esqueci deste. […]
[…] 20 minutos, Jose secretwars Rodriguez, metade do sensacional Calm Palm Vapor, conseguiu sintetizar angústia e solidão na forma de música, no seu primeiro […]