Esse é o segundo trabalho que o Ceticências lança. Meio de surpresa, como tudo que o Cadu Tenório anda fazendo, surgiu o sucessor de “Please Don’t Be Shy/It’s Not Easy But I’ll Try”, disco de seis músicas que tinha, em dezembro de 2011, “um caráter de diversão”, como bem disse o artista.
“Beksinski Hug” tem quatro canções, que são à primeira audição bem diferentes das do primeiro lançamento: soturnas, com um pé no fantasmagórico (ouça “Broken Soul”). É o resultado de um trabalho realizado no próprio quarto do músico, que gravou, mixou e masterizou tudo entre junho e agosto de 2012 (o lançamento oficial se deu em 7 de setembro de 2012).
Cadu toca o sintetizador, e brinca com beats, field recordings, vocais e outros barulhos pra compor sua obra.
Se você curtiu o anterior, mais leve, poderá estranhar esse, ou se surpreender principalmente com a última, “Nevoeiro/Vendaval”, a quem Cadu chama de uma peça “pop”. Mas é longe de ser pop. É ambient, é envolvente e é obscuro.
Talvez essa “confusão” seja a força motriz da obra, cujo título já diz muito: “o nome do disco é por causa do Zdzis?aw Beksinski, um pintor que mexe muito comigo; ele tem um quadro, aliás, que eu prefiro mostrar (clique aqui), como se fossem abraços pré-apocalipse, como se as pessoas tivessem se abraçando sabendo que vai tudo terminar ali e são abraços de corpos se deteriorando”.
Ao ser questionado sobre a proximidade da imagem com seu trabalho em outro projeto, mais pesado, o VICTIM!, Cadu ri: “talvez; bem, esse disco surgiu quando precisava desanuviar um pouco da finalização do novo do VICTIM!, resgatei algumas composições que já tinha pré-gravadas, e as desenvolvi, é um disco triste, que reflete um pouco meu momento, e convenhamos, pra mim pelo menos, tem uma serenidade, mesmo que soturna, deprimida, que o VICTIM! nunca vai ter”.
A capa (e a foto que ilustra este post) é de Paloma A.
O disco pode ser ouvido na íntegra e o download é de graça, no Bandcamp do projeto (ou no player abaixo). O disco não será lançado por selo algum, nem mesmo o TOC Label, criado por Cadu e Thiago Miazzo: “o Ceticências ainda é algo 100% livre e independente de qualquer coisa”.
1. Confusing
2. Broken Soul
3. Can You Feel?
4. Nevoeiro/Vendaval
[…] declaração já tem dois anos e de lá pra cá, o Ceticências já teve um segundo disco lançado, “Bekisinski Hug”, de 2012, e chega com esse novo “Issamu Minami”, terceiro trabalho igualmente independente e […]