Quando do lançamento de “Please Don’t Be Shy/It’s Not Easy But I’ll Try”, em 2011, Cadu Tenório disse: “o Ceticências é meu escape, porque é menos cuidado, é menos comprometido, sempre foi minha válvula de escape, foi o primeiro nome com o qual gravei alguma coisa na vida. E é meio saudosístico ainda gravar assim, de forma caseira, menos compromissada”.
Essa declaração já tem dois anos e de lá pra cá, o Ceticências já teve um segundo disco lançado, “Bekisinski Hug”, de 2012, e chega com esse novo “Issamu Minami”, terceiro trabalho igualmente independente e experimental.
A peça foi lançada oficialmente em 28 de maio de 2013, via Bandcamp, concebido e produzido por Tenório; da mesma maneira usado como válvula de escape e contraponto do seu projeto mais “radical”, o VICTIM!.
Aqui, o músico constrói paragens eletrônicas (ouça com atenção “Motorcycle Gang”), com boas doses de industrial (destaque pras batidas metálicas de “White Jacket”), paisagens melódicas envolventes (“Hospital”, por exemplo) e estranhos tecnopops (“Patrol Hopper” e “With Gloves”).
O rol de opções de Cadu Tenório ganha cada vez mais clareza com este disco. Seus trabalhos vão ficando melhores, mais encorpados e sólidos com o tempo. A consequência é que seus discos também vão ficando melhores, mesmo quando são feitos pra desanuviar.
“Issamu Minami” é o personagem de uma série japonesa chamada “Kamen Rider Black” (produzida entre 1988 e 1989 e transmitida no brasil pela Rede Manchete em 1991).
1. Hospital
2. Patrol Hopper
3. Shadow Moon
4. White Jacket (clique aqui pra ver o vídeo)
5. Motorcycle Gang
6. With Gloves
7. Gorgom
8. Ending
[…] Tenório lançou mais um grande disco recentemente, dessa vez com a alcunha de Ceticências. É “Issamu Minami”, de 2013. Dele, Cadu tirou “White Jacket” pra produzir um vídeo, que ele mesmo filmou, dirigiu […]
Aliás, os nomes de várias músicas são referências à série, como “Patrol Hopper”, “Shadow Moon” e “Gorgom”, talvez até “White Jacket”, já que Minami usava uma jaqueta branca.
[…] Ceticências lançou, em 2013, um dos melhores discos do ano, “Issamu Minami”, e já tem um novo trabalho, o EP […]
[…] maio último, o Ceticências lançou seu terceiro disco, “Issamu Minami”. A resposta, pelo o que se leu pelos meandros da Internet, foi muito positiva (periga bater em […]