O Clap Your Hands Say Yeah é daquelas bandas que eu sigo dando chance porque o primeiro álbum é realmente bem bom. Mas não tem conseguido manter as expectativas.
“New Fragility” é o sexto disco do grupo. Chega em 29 de janeiro de 2021, pelas mãos da CYHSY e Secretly Distribution, quatro anos depois de “The Tourist”, de 2017 (lembre aqui).
As duas primeiras faixas já podem ser ouvidas.
Alec Ounsworth fala sobre elas: “essas canções têm motivação política, o que é incomum pra mim. A única outra canção com motivação política que escrevi foi ‘Upon This Tidal Wave of Young Blood'”, que está nbo primeiro disco, homônimo, de 2005.
“‘Hesitating Nation’ é uma música que visa transmitir meu sentimento de decepção e alienação com lance de progredir a todo custo, inevitavelmente em detrimento daqueles que não assinaram pra fazer parte do experimento”.
Sobre “Thousand Oaks”, é algo mais caro: “em 2018, houve um tiroteio em Thousand Oaks, na Califórnia, que matou 13 pessoas. Essa música tem a ver com a impotência do governo americano diante de tais tragédias”.
“Eu estava assistindo a uma entrevista com Susan Orfanos, que perdeu seu filho. Foi difícil e me deixou com o coração partido por ela e furioso porque tão pouco foi feito sobre o controle de armas nos Estados Unidos. A tragédia disso é também que este tiro particular parecia quase ‘esquecível’, na medida em que tantas pessoas se tornaram acostumadas e apáticas a tais eventos”.
É a tal naturalização das tragédias. As pessoas se acostumam.
Sobre o disco em si Ounsworth revelça que “é muito pessoal. É sobre o que acho que todos estamos experimentando no momento, certamente aqui nos Estados Unidos de qualquer maneira – tentando seguir em frente em meio a uma incerteza quase cruel”.
O trabalho de dez faixas tem um viés mais pessimista ou desalentado, mas pode ser a chance de redimir o Clap Your Hands Say Yeah.
01. Hesitating Nation
02. Thousand Oaks
03. Dee, Forgiven
04. New Fragility
05. Innocent Weight
06. Mirror Song
07. CYHSY, 2005
08. Where They Perform Miracles
09. Went Looking For Trouble
10. If I Were More Like Jesus