“Wheeltappers And Shunters Social Club” era o nome de uma séria cômica inglesa que rolou nos anos 1970 (precisamente, de 1974 a 1977), com apresentação de Bernard Manning e Colin Crompton. É ela que dá nome ao oitavo disco do Clinic, “Wheeltappers And Shunters”, com data de lançamento pra 10 de maio de 2019, via Domino Recording Co.
O trabalho chega ao mercado sete anos depois de “Free Reign”, de 2012 (conheça aqui, que teve uma segunda versão em 2013, chamada “Free Reign II”).
Adrian “Ade” Blackburn comentou sobre a ligação com a série televisiva: “sempre que uma música nossa soava um tanto cabaré, dizíamos que é um tanto ‘Wheeltappers and Shunters'”. O nome pegou. “É uma sátira à cultura britânica. É incrível como as pessoas olham pros anos 1970 como se fossem os anos de glória. Não. Foram tempos mais obscuros, mais perversos, e isso estava claramente presente na cultura dominante”.
Curioso que Blackburn creia que uma canção como “Rubber Bullets”, o primeiro single, soe “cabaré”. É um som eletronicamente ácido e melancólico, meio surreal, vindo das profundezas sem afetar muito o ouvinte. É um pop radiofônico pra rádios insanas que não querem manter seus ouvintes a qualquer custo.
Abaixo o clipe promocional, dirigido e animado por Joseph May:
Ouça na íntegra:
No total, “Wheeltappers And Shunters” oferece doze canções, com produção da própria banda.
01. Laughing Cavalier
02. Complex
03. Rubber Bullets
04. Tiger
05. Ferryboat Of The Mind
06. Mirage
07. D.I.S.C.I.P.L.E
08. Flying Fish
09. Be Yourself/Year Of The Sadist
10. Congratulations
11. Rejoice!
12. New Equations (At The Copacabana)