“Essa coletânea surgiu da ideia de que um selo precisa de lançamentos pra existir e que nada melhor do que esses lançamentos venham de amigos, incentivando a produção deles, esse então é um retrato da produção de amigos e bandas que estão em torno desse selo”, escreveu Tim Fleming (Unbelievable Things), sobre a coletânea da Nap Nap Records (conheça o selo aqui) que celebra o Natal, lançada no dia 20 de dezembro de 2016, com quinze canções, a maioria versões de clássicos da época.
“Ninguém aqui tem interesse no Natal pelo lado religioso, muito pelo contrário, mas acreditamos que o clima de encerramento de um ciclo que vem com o Natal e Ano Novo é um bom rito de passagem pra uma nova etapa e nada melhor fechar esse ano tão maluco do que com música. As únicas regras da coletânea foram que a música deveria ser gravada em casa, DIY, sem auxílio de profissionais ou estúdio e obviamente que a canção tivesse como tema o Natal”, continua.
O resultado é muito bom (salvo exceções), sem você levar em conta o atropelo com que a obra deve ter sido criada. Há versões bem boas de “Merry Christmas – I Don’t Want To Fight Tonight” (do Ramones, com Eu&Vc), “Jesus” (do Velvet Underground, com Juventude Alvorada) e, principalmente, de “Last Christmas” (do Wham!, com Ideias, etc.).
Vale o destaque também pra leitura soturna e triste de “Silent Night” que o errorama fez (vale ouvir o disco mezzo oitentista mezzo noventista que a banda lançou em 2016, “Todas As Coisas Que Eu Acho Que Sei”).
Outra face da coletânea são as peças originais entregues pelos excelentes Electric Lo-Fi Seresta (conheça aqui), com “Every Xmas I Just Nap And Nap”; Unbelievable Things, com “Xmas So Much Better With You”; Lindberg Hotel, com a ótima “How Are You”, uma das melhores do disco; e, especialmente, pela “Scrappy Christmas”, que a John Candy entrega, mostrando um impressionante destaque criativo na coletânea, barulhenta, pesada e suja.
Pra muita gente, o Natal é uma época melancólica, triste. Pra outras, é um nada. Pra outras, é um período que se enche de alegria. Ainda há outras que tocam o foda-se nesses dias. A coletânea “XmaZzZ” consegue capturar todos os sentimentos possíveis sobre a parte do ano em que todos concordam em que pelo menos uma ponta de esperança surge em cada um de nós. Aqui, há também a esperança de que a produção musical subterrânea brasileira continue efervescente.
01. Electric Lo-Fi Seresta – Every Xmas I Just Nap And Nap
02. Eu&Vc – Merry Christmas – I Don’t Want To Fight Tonight (Ramones cover)
03. Danna – Christmas (Jesu cover)
04. Bial’s Speech – Quero Ver Você Não Chorar
05. errorama – Silent Night (Damien Rice cover)
06. Felipe Sdds – Então É Natal (Simone)
07. Unbelievable Things – Xmas So Much Better With You
08. Monnic – Santa Claus Is Coming To Town
09. Juventude Alvorada – Jesus (Velvet Underground cover)
10. Fernando Parreira – Papai Noel Filho da Puta (Garotos Podres)
11. Flooded Bassitt – I Won’t Be Home For Christmas (Blink 182)
12. Lindberg Hotel – How Are You
13. Rawph/Lua – Arboles De Navidad (Medialunas cover)
14. Ideias, etc – Last Christmas (Wham! Cover)
15. The John Candy – Scrappy Christmas