Mais um exemplo de como Arapiraca, em Alagoas, pode surpreender. É de lá que vem o COPA DO AR, um projeto misterioso, estranho, intrigante, único, de um rapaz chamado Jonathan Garcia (“estudante de Biologia, e, nas horas vagas, um ouvinte”).
Ele comanda o blogue ambexplosão com downloads de discos obscuros e descobertas maravilhosas. O que sugere algo sobre este projeto.
O Copa do Ar lançou no final de 2010 o EP “We Had Enough”, que poderia entrar no ambexplosão facilmente: são músicas ambient, colagens sonoras que criam climas abstratos, com leves toques de jazz (“Seja”), frequências lentas, ideias soturnas, experimentalismo puro.
A faixa-título é cheia de ruídos sobre teclas encantadoras: trilha sonora pra um filme de suspense? Um David Lynch brasileiro poderia aproveitar essa deixa…
Há escorregões, como “Days Are Dragged” e sua levada progressiva (embora com um vocal arrepiante), mas não compromete o todo. Longe disso. Na sequência, a compensação: “Movie About Trees” aproxima-se da estranheza de um CocoRosie, por exemplo – não ouça antes de dormir; e “Blue Gate” é um exercício eletro-gótico, que emula um Kraftwerk embrionário, assim como “She Gazes Two Seagulls Deeply”.
É um disco impressionante e você pode (deve) baixá-lo de graça clicando aqui. Garcia está preparando o segundo trabalho. Fique de olho e ouvidos atentos. Experiências como essa nunca são demais.
1. We Had Enough
2. Weeping Afternoon
3. Little
4. Seja
5. Days Are Dragged
6. Movie About Trees
7. Blue Gate
8. She Gazes Two Seagulls Deeply
Ouça (e baixe, já que o link do Mediafire não tá funcionando) aqui, na íntegra:
[…] da surpreendente estreia com o EP “We Had Enough”, de 2010, o projeto Copa do Ar, de Jonathan Garcia, de Alagoas, chega ao segundo disco, […]