Havia prometido falar do DÉVICS, mas a preguiça tá dominando, como diria algum MC carioca.
O Dévics é mais uma dupla (o que tem de dupla hoje em dia!). É formado por Sara Lov e Dustin O’Halloran, ela vocalista, ele multi-instrumentista e vocalista vez por outra. Os dois são de Los Angeles, mas foi mesmo na itália que resolveram colocar a banda para funcionar. Nos shows e algumas gravações, têm o auxílio de Evan Schnabel na bateria e de Ed Mawell no baixo.
A história deles é curiosa, se for realmente verdadeira (se não for, façamos com que seja). Sara Lov nasceu no Havaí. Foi criada pela mãe em Los Angeles, logo depois da separação dos pais. Aos quatro anos, ela diz que foi seqüestrada pelo próprio pai, que ela descreveu como um sujeito “bastante interessante, intelectual, criativo, mas também um violento sociopata”. Com o pai, acabou em Israel. Ela viveu durante um tempo sob a tutela de um agora fugitivo da justiça.
Já Dustin O’Halloran, morando em Los Angeles, já era um “prodígio” no piano, com seis anos de idade. Com a doença da mãe, ele fez o caminho inverso de Sara: foi morar no Havaí com o pai.
No meio dos anos 90, se encontraram porque estudaram juntos em Santa Mônica. Se apaixonaram e formaram a banda. Lançaram de cara uma série de singles que deram origem a “Buxom”, EP de 1996, lançado por eles mesmos, na marra. Não é grande coisa.
Em 1998, lançam o primeiro disco, “If You Forget Me…”, já mostrando a sonoridade característica do Dévics, algo como trilha sonora ideal para filmes do David Lynch, com guitarras distorcidas e muita, mas muita calma, lembrando um Sugarcubes triste, um Cocteau Twins mais moderno e, contraditoriamente… feliz.
Foi em 2001, com “My Beautiful Sinking Ship”, que o Dévics conseguiu certo reconhecimento na Europa, onde já estavam há muito alocados. Começaram a excursionar pelo leste europeu e a juntar um bom público.
Eis que, em 2003, com “The Stars At Saint Andrea”, o Dévics virou hit na Europa. Uncut e NME babaram ovo na dupla, para variar, com certo atraso.
Agora, em março de 2006, eles lançam o espetacular “Push The Heart”. “Distant Radio”, “A Secret Message To You”, “City Lights” estão desde já entre as melhores músicas do ano e o CD idem.
Olha o serviço aí:
01. Lie to Me
02. Secret Message To You
03. Salty Seas
04. Song For A Sleeping Girl
05. Distant Radio
06. Just One Breath
07. Moments
08. If We Cannot See
09. City Lights
10. Come Up
Eu descobri os caras ano passado, também atrasado como sempre, com o “The Stars At Saint Andrea”. Talvez se eu bebesse menos, teria mais tempo para procurar… Quer dizer, não é uma verdade. O Dévics também é a trilha sonora ideal para quem está de ressaca. Relaxa e funciona melhor que aspirina.
Veja o clipe de “A Secret Message To You”: