Fausto Silva tinha apenas 34 anos quando estreou seu escrachado programa na TV Gazeta de São Paulo, em 1984. Em dois anos, depois de passar pela Record, aportou na Rede Bandeirantes pra fazer, agora em rede nacional, de 1986 a 1988, a versão mais engraçada e anárquica do “Perdidos Na Noite”, o programa de enorme sucesso exibido nas noites de sábado.
Sem roteiro, com palavrões “sem querer”, críticas a políticos, erros, estrutura precária e bastante improviso, numa época de abertura política, saindo da ditadura pra uma sonhada democracia, o “Perdidos” era o programa certo na época certa. Na plateia, os cartazes bem humorados ajudavam a disparar a língua impossível do apresentador.
No palco, Fausto Silva abria espaço pro nascido e fervilhante “Rock BR”, desde bandas com grande apelo público, como Titãs e Legião Urbana, até subterrâneos, como Mercenárias, Detrito Federal, Fellini e Garotos Podres. E sempre ao vivo, nada de playback, como a partir de 1989, já na Rede Globo, passou a exibir.
No começo das apresentações, rápidas entrevistas-tirações-de-sarro, e durante as músicas, com cacoete do rádio, Faustão falava por cima, numa boa. Era o avesso do “padrão Globo”. E por isso mesmo Faustão ganhou o público jovem (não só classe média ou classe média alta).
Aqui, dez vídeos selecionados de bandas do tal “Rock BR” que passaram pelo palco de Faustão. Alguns passaram repetidas vezes e a escalação não era só de “Rock BR”: tinha Tetê Espíndola, Guilherme Arantes, Jessé, Jane e Herondy, Gretchen etc. Faustão era popular e aberto a todos.
Aqui, só uma pequena amostra. Vale dá um search no Youtube atrás de mais pérolas.
—
Violeta de Outono
Música: “Outono”
Ano: 1987
—
Garotos Podres
Música: “Anarquia Oi!, Oi!”
Ano: 1986
—
Titãs
Músicas: “Bichos Escrotos”, “Polícia”, “Nome Aos Bois” e “Lugar Nenhum”
Ano: 1987
—
Legião Urbana
Músicas: “Teorema” e “Será”
Ano: 1986
—
Zero
Música: “Agora Eu Sei”
Ano: 1987
—
Camisa De Vênus
Música: “Só O Fim”
Ano: 1987
—
Ratos De Porão
Música: “Juventude Perdida”
Ano: 1988
—
Engenheiros Do Hawaii
Músicas: “Sopa De Letrinhas”, “Todo Mundo É Uma Ilha” e “Toda Forma De Poder”
Ano: 1986
—
Paralamas Do Sucesso
Música: “Meu Erro”
Ano: 1986
—
Muzak
Música: “Longe Demais”
Ano: 1987