ENGRENAGEM #17: PEDESTRIAN DEPOSIT – KITHLESS

O Pedestrian Deposit foi formado por Jonathan Borges no ano de 2000, na pequena Tulare, na Califórnia, Esteites. Jonathan é um artista que lida com field recordings, tape loops, feedbacks e colagens de som. Assim como grande parte dos contemporâneos que gosto nessa seara, o PD já teve cassetes e discos lançados em diversas gravadoras independentes de renome, como a Monorail Trespassing e a própria Hospital Productions (já citada nessa coluna – veja aqui e aqui).

Depois de um tempo sem gravar nada pro projeto, Borges resolveu reformulá-lo em 2008, mudando-se pra uma cidade ainda menor, Altadena, no mesmo estado, e convidando Shannon Kennedy. Shannon é multi-instrumentista e artista visual e o violoncelo é sua principal contribuição dentro do Pedestrian Deposit, embora ela também manipule objetos variados com intenção “percussiva” e lide com mics de contato.

Nas duas peças de “Kithless” (o disco mais recente, de 2012, via Arbor), não existe pressa, e nem urgência, não existe agressividade explícita. A experiência climática é construída ruído após ruído, com meticulosidade. A musique concrete aparenta ser uma referência cada vez maior do duo, que investe em experiências drone/ambient com elementos eletroacústicos e field recordings.

Ouça um trecho de “Drift Gently Down The Frigid Tides Of Sleep”:

http://media.tinymixtapes.com/audio/pedestrian-deposit-under.mp3

Em material antigo do PD, Borges, sozinho, já havia explorado bastante o harsh noise com feedbacks e linhas saturadas próximas ao power electronics. Tudo isso continua presente, mas com intenções, ao meu ver, bem diferentes. Creio que você vá entender melhor o que disse na segunda faixa desse disco “Under A Veil Of Living Light”.

Em “Kithless”, o cello de Shannon, que ora funciona como um elemento melódico e ora como mais um complemento ruidoso, de fato carregou o Pedestrian Deposit pra outro patamar. “Kithless” é um dos meus discos favoritos desse ano, tem uma atmosfera triste e desoladora, mas que te traz uma calma inexplicável. Um belo exemplar de música contemporânea direto dos subsolos.

play e feche os olhos.

LADO A
1. Drift Gently Down The Frigid Tides Of Sleep

LADO B
1. Under A Veil Of Living Light

Data de lançamento: 2012
Gravadora: Arbor
Produtor: William Huston, Jonathan Borges e Jim Haynes
Tempo total: não informado

Notas:
– O Lado A foi gravado ao vivo, como parte do Activating The Medium XIII: ICE, em 17 de abril de 2010, em São Francisco, Califórnia, Esteites.
– O Lado B foi gravado em entre junho de 2009 e junho de 2010, em Connecticut, Esteites.
– Lançado em vinil com tiragem limitada a quinhentas cópias.

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