Sou suspeito pra falar de Christian Fennesz. Sou fascinado pelo drone e ambiências que ele e o Tim Hecker – que foi tema do “Engrenagem” anterior – me apresentaram.
Fora os trabalhos solo, Fennesz costuma aparecer com colaborações às vezes até inesperadas, como a com o Sparklehorse, através do projeto “In The Fishtank”, que aliás foi muito bem realizada e vale um videozinho dos dois (ao vivo em Paris):
Esse disco com o Ryuichi Sakamoto, “Flumina”, lançado em setembro de 2011, não é a primeira vez dos dois juntos. Eles já haviam nos presentado com o ótimo “Cendre”, de 2007, e com o EP ao vivo “Sala Santa Cecilia”. Todas essas colaborações merecem ser ouvidas.
A capa do disco é bem condizente com o que vai acontecer ao ouvir o disco. Fennesz e suas ambiências parecem nos levar em alto-mar e a sensação que temos é de afundar; as linhas de piano delicadas de Sakamoto costuram o abstrato de Fennesz. É um disco delicioso, duplo. Muitos vão considerar chato ou longo demais, mas experimente no caminho pro trabalho, ou aproveitando uma boa leitura. Muito bom.
O que se diz é que direta ou indiretamente, o álbum foi influenciado pelo acontecimentos de 11 março de 2011, quando o Japão foi atingido por um terremoto seguido de tsunami que comoveu o mundo. A tragédia influencia as texturas de Fennesz e o piano de Sakamoto, deixando todo o conteúdo mais triste e denso.
Ouça “0318”:
Ouça “0319”:
Ouça “0322”:
Pouco antes do “Flumina”, Fennesz lançou um EP chamado “Seven Stars”. Também vale o garimpo.
Para os que se depararam com o cara pela primeira vez aqui, e gostaram, vou indicar meus dois discos preferidos dele: “Endless Summer” (2001) e “Black Sea” (2008). Dentro de muita coisa que particularmente eu não gosto, Ryuchi Sakamoto fez coisas fodas, como as boas trilhas sonoras pro Bertolucci, incluindo a de “O Último Imperador” (The Last Emperor, CHI/ING/ITA, 1987), que foi vencedora de Oscar; e as colaborações o com o alemão Alva Noto. Aliás uma dessas colaborações entre eles saiu esse ano, vale a pena buscar. O disco se chama “Summvs”.
CD 1
01. 0318 (4’27”)
02. 0319 (5’40”)
03. 0320 (4’43”)
04. 0322 (5’35”)
05. 0324 (6’49”)
06. 0325 (4’20”)
07. 0327 (5’30”)
08. 0328 (5’30”)
09. 0330 (4’44”)
10. 0401 (4’55”)
11. 0402 (6’15”)
12. 0404 (4’34”)
CD 2
01. 0405 (4’51”)
02. 0407 (4’38”)
03. 0409 (4’53”)
04. 0411 (5’23”)
05. 0415 (5’14”)
06. 0417 (3’44”)
07. 0419 (5’00”)
08. 0423 (5’17”)
09. 0424 (4’28”)
10. 0425 (6’56”)
11. 0428 (4’55”)
12. 0429 (5’58”)
Data de lançamento: setembro de 2011
Gravadora: Avex Trax
Produtor: Christian Fennesz
Tempo total: 124 minutos e 19 segundos