Brian Case, Jonathan Van Herik e Noah Leger, ou seja, dois terços do Disappears, uma das bandas preferidas aqui da casa, montaram um projeto que atende pelo nome de Facs. Já Damon Carruesco anda assinando com o nome de Tüth (ouça aqui) – Noah ainda tem uma outra banda, chamada Electric Hawk, vale ouvir o segundo disco aqui).
Brian estava fazendo shows-solo desde que o Disappears deu um breve nas suas atividades, em 2016, após cinco grandes discos no currículo – “Lux” (2010), “Guider” (2011), “Pre Language” (2012), “Era” (2013) e “Irreal” (2015). Steve Shelley, do Sonic Youth, chegou a tocar com o grupo até 2012 (leia nossa entrevista com o quarteto aqui).
O Facs segue a mesma linha sonora do Disappears, pelo menos nas duas canções demo divulgadas até o dia 2 de fevereiro de 2017 – o novo grupo se formou em janeiro deste ano e o primeiro show rolou em Chicago, vinte dias depois.
“Primary” e “Houses Breathing” carregam o som circular e, no caso da segunda, prog, que caracterizou o Disappears. Não há notícias sobre um disco assinando como Facs, mas você pode ouvir as duas primeiras canções aqui:
Ouça também “Silecing”: