Eis o quarto disco do trio Facs, de Chicago, Esteites: “Present Tense”. A peça chega ao mercado do em 21 de maio de 2021, mais uma vez pelos braços da Trouble In Mind que entregou o disco anterior, “Void Moments” (conheça e ouça na íntegra aqui).
A primeira faixa de trabalho é “Strawberry Cough”, que ganhou um vídeo oficial no começo do mês:
“General Public” também tem um clipe oficial, e chega junto com o anúncio do disco:
“Entrar em lojas de discos e conversar com estranhos, aprendendo sobre novos sons e encontrando algo que eu estava procurando, fez muita falta no ano passado. Ver discos espalhados por toda a casa enquanto trabalhava no ‘Present Tense’ me fez pensar como essas diferentes épocas e sons encontraram seu caminho em nossa música”, explicou Brian Case, um terço do Facs, que se completa com Noah Leger e Alianna Kalaba.
“Passei muito tempo tentando encontrar as conexões visuais e emocionais entre obras aparentemente não relacionadas e caminhando com isso de volta ao meu subconsciente ao escrever”, continuou. “Às vezes, o vídeo é uma visualização das palavras ou da música, e às vezes são apenas alguns temas aleatórios que você percebe ao refazer sua coleção de discos”.
Já “General Public” é mais Gang Of Four, ainda de acordo com Case: “a música é sobre papéis, percebidos e assumidos, e como traduzimos isso um com o outro. Essa música saiu completa. Andy Gill havia morrido recentemente e estávamos canalizando a era ‘Solid Gold’ (disco do Gang Of Four), onde parece que todos estão tocando uma música diferente juntos”.
O disco sofreu com a pandemia. Ele foi gravado entre janeiro e novembro de 2020, no estúdio Electrical Audio, por Sanford Parker. A mixagem, mais uma vez, foi de John Congleton, com master de Matthew Barnhart, no Chicago Mastering Service.
Assim como visto em “Void Moments”, as letras têm papel importante, embora aqui elas apareçam muito mais. “Todas as letras eram frases aleatórias em uma grande folha e foram colocadas juntas conforme as músicas tomavam forma”, diz Case, no anúncio oficial, “então eu sinto que estava coletando esses pensamentos e tentando descobrir como processá-los como uma grande imagem em vez de fazer ideias completas em músicas individuais”.
Assim, as músicas estavam livres pra ir “onde queriam, sem direcioná-las pro que todos nós pensamos que um álbum do Facs deveria ser”.
A mudança é palpável de um disco pra outro – aqui, uma banda mais agressiva e dando voadoras no peito do ouvinte, ao memso tempo em que é bem mais acessível e “cantável”. Quem gostaria de ficar no mesmo lugar, quando os tempos mudam num piscar de olhos?
1. XOUT
2. Strawberry Cough
3. Alone Without
4. General Public
5. How To See In The Dark
6. Present Tense
7. Mirrored