O EP “Stilness”, do Fish Magic, lançado em 24 de julho de 2020, pelas mãos da Midsummer Madness, etiqueta de grandes serviços prestados à música nacional, de nacional mesmo só tem o fato de ter sido feito por um brasileiro, em terras brasileiras, com artistas brasileiros e lançado por um selo brasileiro.
Então, não é “só”. Não, não é. Não entremos nessa discussão (mais uma vez) sobre o que é e o que deixa de ser “música brasileira”. É interminável.
O que o Fish Magic fez aqui, meio que de praxe, é “música boa”, aprazível, agradável.
Essa introdução bastante lugar-comum se fez necessária pra avisar ao ouvinte (que não conhece a obra de Mário Quinderé) o que ele vai encontrar: um folk-country essencialmente estadunidense.
São apenas cinco canções em quinze minutos e meio de obra.
Se possível comece pelo fim. “Until She Comes”, com seu ukelele (de Regis Damasceno) delicioso vale pelo EP todo.
Na ordem invertida, o disquinho vai soando bastante decente, especialmente com “In Every Street”, ou com as baladinhas, onde o vocal tem menos protagonismo.
“What Needs Must Be” é “música de pegar estrada”, de ar-livre, de ser livre, do que-será-será. O ponto baixo é mesmo a abertura, com “Country Gentleman”, que mesmo ganhando com audições seguidas, ainda é dispensável.
No final das contas, música não depende da língua, da fronteira, da certidão de nascimento. depende do humor da pessoa pra aquilo que seus ouvidos e mente estão sendo expostos.
Aqui, Quinderé propõe calma, quietude, silêncio, tranquilidade. E é bem sucedido na essência. Arte é basicamente transferir sentimentos e sensações e visões de mundo pros outros. O Fish Magic não falhou nisso.
A produção é do próprio Mário Quinderé, autor de todas as músicas.
A mixagem e masterização são assinadas por Clayton Martin.
Regis Damasceno toca violão e ukelele em “Until She comes” e faz a voz em “Moonlight On Mind” e “Country Gentleman”, que também tem a gaita de Clayton Martin. Já Andre Travassos faz a voz em “In Every Street”.
1. Country Gentleman
2. What Needs Must Be
3. In Every Street
4. Moonlight On My Mind
5. Until She Comes
[…] Lançado apenas no formato digital, o blog Floga-se disse o seguinte: “…comece pelo fim. “Until She Comes”, com seu ukelele (de Regis Damasceno) delicioso vale pelo EP todo.(…) In Every Street”, ou com as baladinhas, onde o vocal tem menos protagonismo. (…) “What Needs Must Be” é “música de pegar estrada”, de ar-livre, de ser livre, do que-será-será.” (leia a íntegra aqui). […]
[…] with its delicious ukelele (by Regis Damasceno) is worth the whole EP. (… ) ‘(read the full text here ). And concluded that “Quinderé proposes calmness, stillness, silence, tranquillity. And it […]