Ah, o verão… Se você não mora em Belém, ou em Manaus, Fortaleza, Macapá, São Luís, pode até achar que está no inverno mesmo. E nesse momento, caro leitor, talvez você esteja cheio de cobertores. Mas o cidadão em Belém, nesse momento, ao ligar a TV, está sendo bombardeado por promoções irresistíveis “de verão”: sungas, biquínis, protetor solar, bronzeadores e afins. Lá é verão.
O Brasil é um país estranho onde no mesmo dia pode nevar e fazer 40 graus. Vai explicar isso pra um gringo – principalmente na Copa do Mundo de 2014, quando uma seleção poderá jogar em Manaus, com a cachola fritando a 35 graus, e outra em Porto Alegre, de mangas compridas, luvas e, quiçá, cachecol.
Não há país no mundo com essas características. Então, falar aqui de verão ou inverno é consequentemente excluir uma parte dos brasileiros.
No Hemisfério Norte, não. Lá é verão – e dos fortes. Lá parece que todos vivem dois meses por ano em Belém. Um calor de rachar, de fritar ovo no asfalto, pra fazer festivais – são muitos. Tem por exemplo, o Summerstage, cujo nome já diz tudo.
Sob um calor de lascar no Central Park, em Nova Iorque, milhares de pessoas procurando uma sombrinha (ao menos era final de tarde, começo de noite), viram essa apresentação acachapante do Flaming Lips (aliás, “apresentação acachapante” do Flaming LIps é uma redundância). Os Lips no palco são sempre uma festa.
Com o recente “Embryonic”, uma loucura em cada nota, a coisa sai do controle. E esses vídeos mostram bem isso. O calor pode ter a força de queimar a cachola dos gringos, mas Wayne Coyne e companhia são mais poderosos: eles derreteram todos os neurônios da audiência. Chuva… Só de confete e papel picado!
“The Fear/Worm Mountain”
“The Sparrow Looks Up The Machine”
“The Yeah Yeah Yeah Song”
O show aconteceu em Nova Iorque, Esteites, no último dia 26 de julho. Os vídeos foram publicados no bom blogue de shows BigAssLens.com (clique aqui pra ler a matéria original, em inglês, e ver fotos da apresentação). E pobre da figura naquela fantasia de urso!