A imagem que abre o post é de um Buddah Machine. Não sabia do que se tratava até o Gimu, artista ambient brasileiro, do Espírito Santo, recriar quatro músicas do aparelhinho pra esse novo disco, “ChunDongQiuXia”.
São remixes, na verdade. Retrabalhos de uma obra criada por Zhang Jian e Christiaan Virant, do projeto musical FM3, reconhecido como um dos pioneiros da música eletrônica na China.
O Buddha Machine é um aparelhinho que fica tocando música ambiente composta pela dupla Jian e Virant. Já existem três versões desses gadgets: a primeira foi lançada em 2005, com nove faixas e sete cores; a versão 2.0 veio em 2008, com mais nove músicas “hipnóticas” e com um controle “que permite alterar a velocidade da música pra se adequar ao seu humor”; e em 2010, chegou a versão 3, com mais quatro longas peças em looping criadas pela dupla.
Pra saber mais desse projeto estranhamente comercial, clique aqui e vá ao site do FM3 Buddha Machine.
Existem uma pancada de remixes dessas canções. Gimu, com sua veia ambient, também fez as suas, baseadas nas músicas “Chun”, “Dong”, “Qiu” e “Xia”, e lançou esse disco, que você pode baixar e ouvir de graça, a partir do Bandcamp do brasileiro.
Ele mesmo diz na página: “esse é meu presente de Natal a todos aqueles que sempre gostaram e apoiaram minha música”.
A peça tem data de lançamento hoje, dia 10 de dezembro de 2012, masterizada por Lutiani, com capa de André Graciotti (“sim, eu fiz com que ele a criasse “um pouco” parecida com a obra-prima do Kraftwerk “Radioactivity”, uma das minhas bíblias musicais”).
Ouça e relaxe:
1. The Loop Called Chun, Reworked
2. The Loop Called Dong, Reworked
3. The Loop Called Qiu, Reworked
4. The Loop Called Xia, Reworked