“Pessoas desapareceram – Não existem rastros ou paradeiros – Iniciando um mistério duradouro – Muitas das vezes sem solução – Criando uma desestrutura familiar… Desaparecidos: Onde estão? Pra onde foram? São perguntas sem respostas, são dúvidas cruéis do que pode ter ocorrido, são lembranças vagas e sofrimentos eternos aos familiares… Casos sem resposta apenas dúvidas e estatísticas”.
Jhones Silva oferece com “Desaparecidos”, o mais recente disco de seu God Pussy, lançado em 15 de abril de 2016, via Malware & Al Revés (as aspas acima são a descrição do disco pelo autor), um quadro sombrio dos subterrâneos da vida periférica da sociedade brasileira. Os brasileiros desaparecidos que ninguém liga, além da própria família deles. Desaparecidos por obra da ação do Estado ou por obra da omissão do Estado.
“Desaparecidos – Intro I” já começa desesperadora: relatos de mães chorosas e angustiadas por anônimos aparentemente descartáveis pela sociedade. Nó na garganta. Ouve-se o nome de Alex Ferreira da Silva Novaes, desaparecido em 9 de março de 2013. Ouve-se o nome de Alex de Queiroz, desaparecido em 8 de outubro de 2000. Ouve-se o nome de Fabiana Renata Gonçalves (tinha 13 anos!), desaparecida em 11 de novembro de 1992. E por aí vai. Ninguém liga, o Estado não liga. Impossível não ficar abalado.
O God Pussy fez uma obra poderosa sobre o assunto e dá nos títulos das peças sonoras ruidosas alguns motivos e desculpas: “Máfia Do Transplante De Órgãos”, “Paradeiro Desconhecido” e “Não Localizado, Final Incerto”.
Ouça com atenção:
Com masterização de Alexandre Marino e execução de Jhones, “Desaparecido” é uma obra importante, mesmo que sobreviva apenas nos subterrâneos. É como a dor dessas mães, dessas famílias, que não encontra luz fora das periferias da sociedade.
A sujeira do harsh noise e do industrial apresentado pelo God Pussy nunca foi tão feliz num projeto temático. Faz todo o sentido.
O disco pode ser encomendado na versão física (CD-R com pôster xerox) por dez dinheiros mais o frete, pelo endereço de e-mail selomalware@gmail.com.
1. Desaparecidos – Intro I
2. Máfia Do Transplante De Órgãos
3. Tráfico Humano & Prostituição
4. Paradeiro Desconhecido
5. Desaparecidos – Intro II
6. Misteriosamente Sem Vestígio
7. Não Localizado, Final Incerto
8. Depressão! Vícios! Sumiço!