Eu posso ser um tremendo de um imbecil mal informado ou algo do tipo, mas não conhecia essa maravilha chamada Hi-Five For Lo-Fi Records, mais uma dessas gravadoras/dsitribuidoras/fomentadoras que explodem como pipoca, como a Holliday Records e tantas outras.
Esse pessoal aqui é canadense, de Alberta. E a ideia é a mesma: juntar música boa, feita aí pelo mundo, mas que ninguém consegue ouvir ou chegar nela, muito menos as grandes gravadoras (ou as tais indies, que de independentes têm muito pouco – essa é outra história).
Eles acabaram montando um site muito legal, como você pode ver aqui, com algumas bandas vindas de várias partes do mundo (México, Espanha, Estados Unidos etc.), onde você pode ouvir quase tudo de graça e baixar pro seu computador quase tudo de graça. As bandas são boas, então é um negócio da China (um grande negócio é um grande negócio em qualquer lugar). Como eles mesmos dizem, só um idiota pra não baixar os discos lá. A não ser que você goste de ser um idiota.
O texto do site mostra que esse pessoal é gente boa até não poder mais, daqueles que você senta num boteco pra tomar umas geladas e fica falando de música por horas a fio. Aí, fui lá e segui os caras no Twitter. Também virei fã deles no Facebook. E assinei o mailing list.
Há um bocado de coisa boa aqui, embora seja preciso garimpar, porque a loucura come solta. Pra começar, o projeto de um belga, que mora em Barcelona, na Espanha, e canta em inglês. É Lieven Scheerlinck, que atende pelo nome artístico de A SINGER OF SONGS (sim, a música famosa de Johnny Cash).
O lance é o seguinte, bicho: o cidadão-meio-hippie (ele tem barba, é claro) recebe cantores que ele curte em seu estúdio catalão, dá a letra e toca tudo num take só, gravando a parada. Vai juntando e acaba lançando em CD/LP/Download.
Já são dois trabalhos. O primeiro, de dezembro de 2008, chama-se “I Dig For Gold”. O segundo sai em 5 de janeiro de 2010 e chama-se “Old Happiness”. Infelizmente, A Singer Of Songs não está no rol daqueles artistas que permitem baixar de graça seu trabalho. Mas é possível ouvir tudo, por completo, no site da Hi-Five For Lo-Fi Records. O primeiro, clicando aqui; o segundo, clicando aqui.
Dou destaque pro segundo, “Old Happiness”, principalmente por causa de “Road To Nowhere”, com Tiny Ruins nos vocais. Parece Nico, nas boas épocas do Velvet Underground. Mas tem ainda “I Shall Break That Horse” e “Stray Bullets” que são pequenas pérolas.
Violões, alguns instrumentos de cordas, um bocado de sensibilidade e uma bela dose de poesia musical. Eis o A Singer Of Songs.
“Road To Nowhere” você ouve aqui:
Aqui vai o serviço do disco:
01. Old Happiness
02. Slow River
03. Road To Nowhere
04. The Bunker
05. Little Time
06. Rabbit Hole
07. I Shall Break That Horse
08. Stray Bullets
09. Cavalry Walks
10. Wrath
11. Lonely One
12. Them & You
13. Pretty Lies
E aqui você pode ver o maluco em ação, tocando “I Dig For Gold”, do primeiro disco:
—
Ainda vou falar do ótimo Benjamin Shaw. Aguarde.
[…] Lieve Scheerlink, o belga radicado em Barcelona, e seu A Singer Of Songs. Depois do lançamento de “Old Happiness”, seu segundo disco, em 2009, ele entrou num ocaso […]
[…] até uma produção em volume razoável: são dois discos (“I Dig For Gold”, de 2008; e “Old Happiness” de 2010; e um EP, “Little Notes”, do finalzinho de 2010). Agora, essa coletânea de […]