Saiu a primeira lista dos mais vendidos da Billboard e quem está no topo? “In Rainbows”, do Radiohead, o mesmo que foi vendido aos milhões no final do ano passado, só no site da banda, pelo preço que o fã quisesse pagar.
Nas lojas convencionais, o CD vende como água. Mas como, se ele havia sido vendido e pulverizado na Internet, até gratuitamente? Como, se a indústria fonográfica vive dizendo que a Internet está matando as vendas? Como, se os fãs que são fãs mesmo já, aparentemente, o adquiriram?
Podem haver muitas explicações, mas me atenho a duas meio óbvias: preguiça e há quem compre on line e em CD. A preguiça é clara: muita gente não se coça na Internet pra nada e não aproveita essas novidades, esperando sair em CD, com o aval de críticos, indicação da mídia etc e tal. Esse povo espera a mídia dizer o que ele pode ou deve gostar. E há aqueles que baixam músicas só para conhecê-las e então comprar o CD. Entre esses idiotas, me incluo.
O fato é que esse caso do Radiohead quer dizer alguma coisa… E só vamos saber mais a frente no tempo (essa foi uma conclusão preguiçosa para este texto).