O nome da banda é ixtlan.noisetrack, assim mesmo, em minúsculas e com o ponto no meio. É de Gravataí, Rio Grande do Sul, formada por Nando Guglielmi (voz, guitarras e baixos) e Jaime Castro (bateria e voz); e acaba de lançar esse “Songs For Guys On Their Thirties”, com cinco músicas, após aquele esforço considerável que toda banda independente tem que fazer.
No release oficial, eles mesmos explicam: “é engraçado encerrar um ciclo quando começa-se alguma coisa, logo assim, de cara. Digo de cara porque, embora estejamos há alguns anos brincando com estas músicas, finalmente as gravamos, apenas nós dois, e aqui as lançamos, depois de um trabalho não tão árduo quanto esperávamos – mas é sempre assim, não é?”.
“Songs For Guys On Their Thirties” tem seu maior mérito nas guitarras distorcidas até o limite. Um exemplo é “The Riding Song”, com o instrumento se contorcendo, enquanto a voz declama a letra. “Murder” é um rockão a la Dinosaur Jr, o que empolga no limite máximo do volume. “Jesus Stole My Car” poderia seguir a mesma pegada, mas o vocal perde o rumo, apesar do efeito bem colocado.
Aliás, é aí que mora o maior incômodo no ixtlan.noisetrack: o vocal. Nas cinco músicas, há cinco soluções diferentes pra voz, tirando a unidade, parecendo algo empírico. “Não somos os caras que vieram salvar o rock. Nem sabemos o que fazer com nós mesmos”, Nando Guglielmi escreve a certa altura, numa afirmação que tomei como resposta a esse meu incômodo.
“The Waiting Song”, com vocal de Daniel Rosemberg, do Moldavia, soa como a mais acertada (bem como a citada “The Riding Song”), por baixo da cortina sonora, elevando a maior qualidade da banda, que o instrumental barulhento, nada rígido com as regras do jogo.
“Songs For Guys On Their Thirties” é uma estreia promissora. Pra quem gosta de barulho, um prato cheio – que alimentará pessoas de qualquer idade.
Pra baixar o disco, de graça, é só clicar aqui (Mediafire, 22,36Mb).
1. Murder
2. The Riding Song
3. Jesus Stole My Car
4. Your Time To Sleep
5. The Waiting Song
Ouça “The Riding Song”