Quando alguém é apaixonado por algo ou outra pessoa, é altamente possível que esse alguém cometa loucuras por quem bate seu coração. O amor é pra isso. Talvez o amor ou a paixão sejam uma loucura em si, ainda mais quando se trata da relação entre fãs e ídolos, quase nunca algo muito saudável do ponto de vista social.
Não consta que Janice Whaley seja uma louca desvairada, perseguindo Morrissey e Marr pelos quatro cantos da Inglaterra. Ao contrário, ela usou de todo o estoque de criatividade e voz que deve possuir e resolveu canalizar seu amor pela banda para criar o “The Smiths Project”, o projeto pra uma vida, pra ficar na história – sem exagero.
Entenda: e mocinha resolveu fazer coveres de todas as músicas dos Smiths. Repetindo… Todas as músicas dos Smiths. Todas as 71, incluindo os quatro discos de estúdio da banda – “The Smiths” (1984), “Meat Is Murder” (1985), “The Queen Is Dead” (1986) e “Strangeways, Here We Come” (1987) – além de percorrer as compilações de raridades e lados B mais famosas, como “Hatful Of Hollow” (1984) e “Louder Than Bombs” (1987), singles diversos, e a cover de Twinkle para “Golden Lights”.
Porém, não são coveres comuns. Não contente, Janice resolveu cantar todas as músicas dos Smiths a capella, sem instrumentos: “a música não contém instrumentos – tudo foi feito usando apenas minha voz e efeitos básicos de edição. Usei um artifício para reduzir minha voz para reproduzir linhas de baixo, mas além disso não há correções eletrônicas nos vocais. Cada canção contém algo em torno de 30 a 50 camadas de vozes e levaram horas para serem completadas, num trabalho de muitos meses”, explica a própria Janice.
O objetivo de cobrir o catálogo inteiro dos Smiths foi atingido no final de 2010 e agora, no início de 2011, o projeto está disponível na íntegra para apreciação. E é preciso que o ouvinte tenha em mente uma coisa: o resultado é de cair o queixo em muitas das canções.
“How Soon Is Now” e “What She Said”, por exemplo, ficaram psicodélicas, como a banda jamais imaginou que pudesse. Não são exemplos únicos. Mas avaliar esse projeto na totalidade é um trabalho hercúleo, não daria em poucos dias. É preciso ouvir tudo com calma, digerir e, ao final, reconhecer o grande trabalho produzido pela artista, aplaudindo o feito histórico.
Smiths nunca é demais, é bom lembrar. Ninguém morre de overdose de Smiths.
No player abaixo, você pode ouvir tudo:
O projeto pode conhecido em todos os seus detalhes aqui, no blogue oficial.
Vale a pena dar uma lida no projeto, ser apresentado à artista, que explica os motivos que a levaram a encarar essa maratona.
Por fim, “The Smiths Project” está à venda por 60 libras no site da Kickstarter, numa caixa de seis CDs. No mesmo site, você pode ajudar Janice, doando um cascalho pra ela, que explica detalhadamente os custos do projeto.
O projeto de uma vida. Um projeto feito com paixão.
Para ouvir mais dos Smiths, vá a este post do Floga-se e baixe de graça uma mixtape com 16 demos, versões raras e exercícios da banda no estúdio. É imperdível.
Isto está…….ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICO!
Lindo…Imperdível…
[…] This post was mentioned on Twitter by Bruno Di Genova and Floga-se. Floga-se said: Acredite: uma cantora regravou TODAS as músicas dos SMITHS 'a capella', só no gogó. É o "The Smiths Project". Incrível: http://bit.ly/eIXTil […]