O que acontece quando se junta o art-folk ultrabadalado pela crítica Sun Kil Moon e os experimentais britânicos do Jesu numa mesma frase, numa mesma obra? Nada menos que um disco espetacular, pelo visto.
“Jesu/Sun Kil Moon” tem data de lançamento pro dia 21 de janeiro de 2016, via Caldo Verde Records e Rough Trade, é a prova de que o improvável pode acontecer da melhor forma. As guitarras lentas e pesadas do Jesu unidas à voz lamuriosa e grave do “country” (entre aspas aqui) de Mark Kozelek (o Sun Kil Moon).
Kozelek, em 2014 e 2015, lançou dois discos que balançaram o coração da crítica “indie”: “Benji” (2014, em praticamente TODAS as listas de melhores do ano) e “Universal Themes” (2015, menos badalado). Já o disco mais recente do Jesu é “Everyday I Get Closer To the Light From Which I Came” (2013, sem muita atenção).
Vale lembrar que Kozelek e Justin Broadrick são amigos de quase uma década. Em 2009, o Jesu lançou o EP “Opiate Sun”, e em 2011, o álbum “Ascension”, ambos pelo Caldo Verde, selo de Kozelek. O líder do Sun Kil Moon também já se declarou fã do Goldflesh, a banda pré-Jesu de Broadrick (bem… do Napalm Death TODO MUNDO é fã, certo?).
Juntos, com “Jesu/Sun Kil Moon”, a promessa é de espanto. Os dois vêm anunciando e soltando aos poucos os trechos dessa parceria. Durante todo 2015, tuitaram, deram entrevistas e soltaram canções. A expectativa já era alta, agora, às vésperas do lançamento, a espera acaba.
Espera que valeu. A começar com a impressionante “Good Morning My Love”, lenta, arrastada, com a mão pesada na cabeça, e “Carondelet” e seus oito minutos como se Bruce Springsteen tivesse nascido no berço do slowcore. “A Song Of Shadows” é um lamento vigoroso. Há canções que são Sun Kil Moon puro, como “Fragile” e “America’s Most Wanted Mark Kozelek”. “Father’s Day” começa eletrônica, oitentista (alguém falo Springsteen de novo?). É um disco pra mergulhar, ouvir e reouvir.
Há participações bem especiais: membro do Low, além Rachel Goswell (do Slowdive), Issac Brock (do Modest Mouse) e Bonnie Prince Billy. Ao vivo, o baterista do Sonic Youth, Steve Shelley, se junto pra turnê do álbum.
Você pode ouvir o disco na íntegra, se clicar aqui.
01. Good Morning My Love
02. Carondelet
03. A Song Of Shadows
04. Last Night I Rocked The Room Like Elvis And Had Them Laughing Like Richard Pryor
05. Fragile
06. Father’s Day
07. Sally
08. America’s Most Wanted Mark Kozelek
09. Exodus
10. Beautiful You