Um dos posts mais lidos no Floga-se é sobre a “anarquia do silêncio” proposta por John Cage, em muitas análises recebendo um merecido rótulo de “gênio”. É sobre a evolução de sua obra até chegar à sua criação mais famosa, “4’33″”, conhecida como a “sinfonia do silêncio”.
Uma peça tão controversa, pois, acaba de ganhar um reconhecimento digno de nossos tempos: virou aplicativo de celular.
O app “4′ 33″ – John Cage”, de autoria da Larson Associates (John Cage Trust, instituto que gerencia sua obra), está à venda na loja virtual da Apple. Custa noventa e nove centavos de dólar.
Com ele, o usuário é capaz de capturar a performance em três movimentos dos sons ao redor e, depois, fazer o upload da experiência, que acaba compartilhada com outros usuários do mundo todo. De acordo com o descritivo do aplicativo, essas performances criam um mapa mundial de ruídos sempre em construção.
Há, ainda, um bônus interessante: apresenta os sons de quando John Cage executou a peça em seu último apartamento em Nova Iorque. É um bom exemplo de como essa obra atemporal continua sendo perturbadora e única.
Abaixo, um vídeo onde o próprio John Cage explica a importância do silêncio. Tudo faz sentido (vale ler também esse texto, pra entender esse “tipo de música”).
O recado, portanto, vale: “ouça o silêncio ao redor”.