JONATHAN TADEU – QUEDA LIVRE

“Casa Vazia”, o primeiro disco do mineiro Jonathan Tadeu, lançado em 2015 (ouça aqui), já era uma agradável demonstração da qualidade desse artista, até que chegou “Queda Livre”, seu segundo trabalho cheio, em 10 de maio de 2016.

Jonathan tem uma habilidade intocável pra criar canções assobiáveis e acessíveis, ao mesmo tempo em que oferece temas de uma melancolia expressiva, tristeza exalante. Nas dez canções apresentadas, com produção de Fernando Bones (Aldan, que também faz todos os baixos e baterias do disco), Jonathan se desdobra em que os sentimentos aflorem. Não é fácil, por mais que se queira.

A solidão é o principal. As letras exploram os erros e agruras do narrador em relacionamentos que o levaram à ruína sentimental. “Queda Livre”, o disco e a música, são sobre essa dor – porque também há solidões boas, desejadas. O ouvinte irá se identificar de alguma forma, porque por essa todo mundo já passou, embora os ouvintes da faixa dos 20 aos 30 terão o coração mais mole. Aos mais “experientes”, há de se ter apreço também pelas guitarras ora chorosas, ora raivosas, ora estridentes. Jonathan é um músico, afinal, mais do que um poeta, e se une grande nas duas atividades.

O autor tem parceria de João Carvalho, o Sentidor, nas programações de “Sorriso Besta” e arranjo de cordas em “Ato Falho”, além da ajuda de Bones, mas é um trabalho basicamente solitário sobre ele próprio.

Ouça na íntegra:

Vale um destaque pro título da música de encerramento, “O Mundo É Um Lugar Bonito E Eu Não Tenho Mais Medo De Morrer”, tradução literal do nome da banda estadunidense The World Is a Beautiful Place & I Am No Longer Afraid to Die, cuja etiqueta “emo-post-rock” e seus dois discos (em especial o de estreia, “Whenever, If Ever”, de 2013) casam com os temas de Jonathan.

A canção encerra o disco da mesma forma que “Casa Vazia”, com “Martini”: uma guitarra dedilhada e uma gravação de fala do autor. É a intimidade da intimidade.

01. Quase
02. Ninguém Se Importa (clique aqui pra ver o vídeo)
03. Diana Ross
04. Queda Livre
05. La Greppia
06. Sorriso Besta (Part. Sentidor)
07. Bastardo
08. Amour
09. Ato Falho (clique aqui pra ver o vídeo)
10. O Mundo É Um Lugar Bonito E Eu Não Tenho Mais Medo De Morrer

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.