LAS ROBERTAS

E lá da Costa Rica… Sim, da Costa Rica… LAS ROBERTAS!

Na minha ignorância, devo admitir, é a única banda de lá que conheço – e, vá, provavelmente você também.

Não é de se espantar, nem de se envergonhar. O país da América Central tem um total de quatro milhões e meio de habitantes. Desses, quantos gostam de Ramones, por exemplo? Quarenta mil, um por cento? Estatisticamente falando, uma banda espetacular como a Las Robertas dentro desse universo é um aproveitamento e tanto.

O quarteto formado em 2009 por Monserrat Vargas (baixo e vocais), Mercedes Oller (guitarra e vocais), Ana Valenciano (bateira) e Lola Michevem (vocais) é da capital San José e, dentre aqueles que gostam de música boa, que gostam de garagem, que tiveram a manha de comprar uns instrumentos e plugá-los, que compuseram umas músicas e que se deram bem com isso, o Las Robertas é único – e seria único inclusive num país como o Brasil, com uma população quase cinquenta vezes maior.

Isso porque elas são cool demais. Pra ser direto e reto no papo, elas são as Vivian Girls da América Latina (não só da Costa Rica!). Pra quem gosta, tá resumido o assunto. E serve pra quem tá ligado nessa leva de Woven Bones, Male Bonding, Veronica Falls, Dum Dum Girls, Best Coast e afins, que infestam com boa música suja nossos ouvidos nos últimos tempos. É, como elas bem se definem, garage-punk.

As meninas já lançaram um disco. É “Cry Out Loud”, de outubro de 2010, pela Art Fag Recordings (a mesma da Best Coast, da Dum Dum Girls, do Crocodiles etc.). Um disco curto: a maior música tem quatro minutos. O resto encaixa-se em dois, dois minutos e meio. Mas um disco bom. Esquecível, talvez. Porém, experimente tomar umas e ouvir bem alto. Não há pista que fique vazia.

Las Robertas está escalada pro SXSW 2011 e, sob as asas da Art Fag, pode trilhar o mesmo caminho dos seus pares de gravadora. Tomara. Não devem nada, não ficam atrás e compõem um time e tanto.

Eis a banda pra colocar a Costa Rica no mapa do rock mundial.

01. History Is Done
02. Tele
03. In Between Buses
04. Street Feelings
05. The Curse
06. Ballroom
07. Ghost Lover
08. Damn 92
09. V For You
10. Back To The End

Ouça “Damn 92”:

“Tele”:

Ouça mais do disco, clicando aqui e indo ao Bandcamp delas. Imperdível.

O primeiro vídeo do disco foi feito por um amigo da banda, Diego Arias. É de “Back To The End”:

“V For You” ganhou um tratamento mais profissa. É um belo vídeo:

Leia mais:

Comentários

comentários

5 comentários

  1. Não conhecia a banda e gostei do som das meninas…acabei de baixar o “Cry Out Loud´´e vou ouvir com mais atenção…valeu mais essa dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.