Lê Almeida é um gênio. Digo isso porque talvez meu vocabulário seja limitado o suficiente pra achar algo melhor – e porque ele se cerca de gente tão genial e criativa quanto.
Senão, vejamos o lançamento do seu primeiro disco cheio, o “Mono Maçã”: dia 4 de julho, segunda-feira próxima, Lê Almeida finalmente lança o disco (que já saiu na versão gringa – conheça aqui) de uma maneira diferente, bem diferente, criativa com o nunca se viu aqui no Brasil.
Será na Subsolo Discos, uma loja de discos… que não existe! Preciso o espanto, mas tem mais. Lê Almeida fará um show na Subsolo nessa segunda-feira, na forma de… história em quadrinhos!
(sem palavras)
Recuperando do espanto, vale dizer que a doideira é bem real e já tá tudo pronto pra acontecer. Graças ao cartunista, ilustrador e roteirista de 37 anos Sandro Menezes, carioca que escreveu o programa “Tromba Trem”, em cartaz na TV Cultura, e que leva na vontade a Subsolo, um blogue de quadrinhos e música, com podcasts e muitas ideias.
“Acho a cena underground do Rio muito caída, então criei uma loja de discos fictícia pra falar das músicas que eu gosto e pensei ‘por que não ter shows de bandas que não tem espaço pela cidade?'”, esclarece Menezes. Mas a loja não é de mentira, não tem música de verdade? “Sou DJ aqui no Rio e cansei do gosto do carioca, prefiro discotecar prum público imaginário através das minhas HQs e podcasts”. Ah, tá: os podcasts! Eis a música aparecendo na real.
Apesar do exagero de Menezes (afinal ele ainda discoteca mesmo, em festas e tals), foi assim que surgiu a ideia: e se fosse possível fazer um show virtual, em quadrinhos, apresentando uma banda, um artista, uma música… um disco? “Vai ter um (podcast) do Lê (Almeida) no dia do show, com o melhor dele, até o lançamento do ‘Mono Maçã'”, explica Menezes. A loja é de mentira, o show é de mentira (ou, por outra, existe, mas é em quadrinhos), mas a música, essa sim é de verdade – só que é numa maneira inusitada de apresentar o disco.
Ou seja, em resumo, em outras palavras, você vai ouvir o Lê Almeida no podcast exclusivo na Subsolo, por Sandro Menezes. Clique aqui pra ir à Subsolo e ver o lançamento especial nessa segunda-feira, dia 4 de julho.
O próprio Lê Almeida se espanta: “eu acho realmente surreal, jamais havia me imaginado em algo de tamanha viagem; pra mim é uma experiência ultra-dimensional que acabou surgindo numa hora bem legal”.
Sobre o artista, Menezes define: “esse cara é a salvação do rock carioca e não faz show aqui na cidade, toca mais em SP… Isso é surreal!”. E completa: “esse disco vai ser uma obra-prima”.
Não é exagero. A versão final de “Mono Maçã” (não a gringa) é um primor, um daqueles discos que você não ouve todo dia, ainda mais aqui no Brasil, onde a mistura de rock com regionalismo é um pretenso sinônimo de originalidade.
São 23 músicas (entre elas, a sensacional “Amigo Comprimido”, que você já ouviu aqui, e uma das preferidas de Menezes, junto com “Micropontes”). Da contagiante “Transpopirações”, que abre o disco, passando por divertidas composições de menos de um minuto, como a dupla “Má Bike”, a guitarra soa suja, a bateria, marcante, e o vocal originalmente confeccionado destrincha a poesia urbana, num português que os ouvidos digerem bem.
Apontar destaques é um trabalho árduo, até porque o ouvinte deu play em “Transpopirações” só vai querer parar mesmo após a última nota de “Por Favor Não Morra”. Entre elas, vai se surpreender com a pavementiana “Eles Estão Na Minha Rua”, “Bike Never Die”, “Costa Oeste”, “Automoção” e muitas e muitas outras…
Lê Almeida acerta até nas baladas, como em “Gran Parque” e (no começo de) “Free Reverse”. O lo-fi cabe aí também.
É por discos como esses e ideias geniais como essas (e como sua Transfusão Noise Records, o selo responsável pelo lançamento do disco) que Lê Almeida pode ser considerado o nome mais importante do alternativo nacional.
Olha o serviço da versão final do disco:
01. Transporpirações
02. Jardim Da Tarde
03. Micropontes
04. Má Bike Pt. 1
05. Má Bike Pt. 2
06. Eles Estão Na Minha Rua
07. Marcha Dos 6 Elefantes
08. Sonho K
09. Longeridite
10. Bike Never Die (clique aqui pra ver o vídeo)
19. Amer
11. Vamos Ver O Sol
12. Mestre
13. Gran Parque (clique aqui pra ver o vídeo)
14. Automoção
15. Jamais Saberei Dos UFOs
16. Costa Oeste
17. Compilação de Setembro
18. Amigo Comprimido (clique aqui pra ouvir)
19. Amer
20. Espaçonavecida
21. Free Reverse
22. Semi Hippie
23. Por Favor Não Morra
O disco é ofertado de graça: pra baixar, é só clicar aqui.
E não se esqueça de ir à Subsolo nessa segunda-feira, dia 4 de julho! Na verdade, vá à Subsolo sempre que puder, Sandro Menezes tem umas novidades por lá volta e meia e pretende repetir a dose com outros “shows” de bandas, misturando podcasts e quadrinhos.
[…] (via) […]
[…] lo-fi brasileiro. Ele acaba de lançar seu primeiro disco cheio, o irretocável “Mono Maçã”. Ele é tido por muitos como “mestre” ou “gênio”. Ele tem ideias malucas […]
[…] *** Melhor disco do Ano pra FL *** Votos: 6 (FL, RM, AS, FB, CT e CP) Pontos: 94 Link Floga-se: clique aqui Pra baixar: clique aqui Lançamento: julho Ouça “Por Favor Não […]
[…] “Amigo Comprimido” – Lê Almeida Votantes: 4 (FL, CT, LD e CP) Pontos: 44,5 Disco: “Mono Maçã” Link: clique aqui […]
[…] passado, e já coloca na rede a peça visual pra “Bike Never Die” (ambas do sensacional “Mono Maçã”, de […]
[…] *** Melhor disco do Ano pra FL *** Votantes: 6 (FL, RM, AS, FB, CT e CP) Pontos: 94 Link Floga-se: clique aqui Pra baixar: clique aqui Lançamento: julho Ouça “Por Favor Não […]