“Paraleloplasmos” é o segundo disco cheio de Lê Almeida, sucedendo “Mono Maçã”, de 2011. Mas o artista não ficou todo esse tempo sem lançar nada com seu nome – ele está em trocentos outros projetos sob o guarda-chuva do seu selo, Transfusão Noise Records – e em 2012 lançou o EP “Pré Ambulatório”.
O novo trabalho chega ao mundo dia 17 de março de 2015, com doze faixas compostas, executadas e produzidas por Lê Almeida, todas gravadas no seu novo espaço, o Escritório, em 2014. A masterização é de João Casaes. A capa é uma colagem característica de autoria do próprio Almeida.
Há participações especiais: em “Câncer Dos Trópicos”, tem João Casaes e Hierofante Púrpura no coral; Treli Feli Repi e Gaax nas palmas em “Bad Vibes”; e Felipe Oliveira nos vocais de apoio em “Lindomavel”.
É um disco, por assim dizer, mais “romântico” (ou “melancólico”, amargurado), com baladas e músicas mais longas. “Ester” e “Voltando Pro Interior” têm um ritmo mais cadenciado e dramático. “Bad Vibes” é mais distorcida, entretanto ainda assim carrega sua dose de melancolia. Por outro lado, a já conhecida “Fuck The New School”, com seus mais de onze minutos, é uma boa mostra de como Lê Almeida consegue ser envolvente, com guitarras em círculos e uma sutil evolução dentro da própria canção, com três passagens diferentes – é o artista experimentando e saindo da caixa.
“Acho que é um pouco dos dois, romântico e amargurado, mas muito mais romântico do que amargurado, aliás eu acho que deve ter amargura só em uma faixa no máximo, as outras são só declarações, paz e amor… é até meio hippie“, diz Lê.
Sobre o título, o próprio Lê Almeida explica que é o símbolo de “paralelos, tanto de corpos quanto de sons e experiências”, uma palavra inventada. “Tem muito a ver com essas experiências (de vida), o tanto de gente que eu conheço com o Escritório e acabo ficando próximo”, explica. As paralelas entre a vida e arte, entre o amor idílico e a realidade, se cruzam nas guitarras de Almeida.
O disco tem programação de lançamento via Transfusão Noise Records, com distribuição da Deckdisc. Chega aos Estados Unidos via Lost Sound Tapes, IFB e Jigsaw Records, em cassete, MP3, CD e LP.
Ouça na íntegra (pra baixar, vá ao site da Transfusão):
01. Desampar
02. Ester
03. Céu Do Quintal (clique aqui pra ouvir)
04. Voltando Pro Inteiror
05. Fuck The New School (clique aqui pra ver o vídeo)
06. Bad Vibes (clique aqui pra ver o vídeo)
07. Fim Dos Céus
08. Meus Argumentos (clique aqui pra ver o vídeo)
09. Câncer Dos Trópicos
10. Indiscutível (clique aqui pra ver o vídeo)
11. Desgraduado
12. Lindomavel
[…] barulhento Lê Almeida lançou o segundo disco solo neste ano, Paraleloplasmos. Ele é um dos caras linha de frente do selo Transfusão Noise, que traz em seu catálogo obras de […]