O terceiro disco dos portugueses do Malcontent, “This Is The Violence Of Institutions”, saiu dia 5 de novembro de 2018, pelo selo compatriota Honeysound. O disco anterior é “Riot Sound Effects”, de 2014.
Quando da divulgação da música de trabalho, “Just Loneliness Can Save The World”, Sérgio Costa, guitarra e vocal da banda, afirmou que o disco é “político”: “o mundo evolui, as coisas se transformam e nós não queremos fazer sempre o mesmo. Foram anos em que o mundo mudou. Tornou-se mais agressivo, polarizado. Começamos a escrever sobre esse ‘novo mundo’ e isso se traduz na sonoridade, mais agressiva. A impressão que se tinha, ao constatar as possibilidades infinitas de comunicação que as redes sociais oferecem, era a de que a democracia estava em progresso. O resultado foi justamente o inverso”.
O mundo deu uma guinada em direção a pensamentos e atitudes não democráticas, com Donald Trump nos Esteites, Bolsonaro no Brasil, Rodrigo Duterte nas Filipinas, Recep Erdoğan na Turquia etc. sendo eleitos e se apoderando das instituições pra agravar o distanciamento entre ricos e pobres e o discurso de ódio contra minorias. O mundo tem ficado louco: massas manipuladas pelas novas ferramentas de comunicação e difusão de terror midiático contra opositores.
O Malcontent coloca tudo isso no disco. O peso das canções, mais próximas de um Black Rebel Motorcycle Club do que de um Jesus & Mary Chain, sublinha o momento dramático que vivemos. Ao invés de amaciarmos as coisas, estamos tornando tudo mais áspero. O clima tá pesado e um disco desses vem a calhar pra desopilar.
São dez canções no total, todas escritas e executadas pela banda – além de Costa, Jorge Oliveira (baixo) e Filipe Pereira (bateria). A produção e mixagem ficaram a cargo de Álvaro Ramos (que também tocou guitarra em “From The Beginning” e “Till The End”). A masterização é de Miguel Pinheiro Marques. A gravação se deu no Cave Studio.
01. From The Beginning
02. Just Loneliness Can Save The World (clique aqui pra ver o vídeo)
03. All The Unrealistic Real Things
04. Another Kind Of Madness
05. You Got To Crawl
06. Painkillers (And The World Has Gone Insane)
07. Never Wanted The Worst
08. Someone Take These Dreams Away
09. (I Just Don’t Like) Pressure
10. Till The End
Concordo com a referência ao Black Rebel Motorcycle Club. Muito bom o disco, não conhecia a banda. Obrigado, ótima indicação.