“Em ‘Antiphon’, queremos abraçar a psicodelia, estilo e nuances que você ouvia em bandas de ontem enquanto levamos adiante as influências musicais de hoje. O resultado e menos folk e mais rock. Menos nostálgico e mais progressivo. Agora, o céu é o limite”, diz o vocalista, guitarrista e agora líder Eric Pulido, após a saída de Tim Smith, em 2012.
O Midlake em “Antiphon”, o seu quarto disco, a ser lançado em 4 de novembro de 2013, via Bella Union, é Pulido (vocal, guitarra, teclado), Paul Alexander (baixo, teclado, guitarra, vocal de apoio), McKenzie Smith (bateria) e Eric Nichelson (guitarra), além de Jesse Chandler (teclado, piano, flauta, vocais de apoio) e Joey McClellan (guitarra), que se somam à banda nos palcos.
Essa formação vem desde o último show com Tim Smith, que aconteceu, ironicamente, no festival de 15º aniversário da Bella Union, no verão (do Hemisfério Norte) de 2012, após uma tentativa frustrada de entrar em estúdio pra gravar o sucessor de “The Courage Of Others”, de 2010. A banda foi a uma fazenda no Texas, onde “The Courage Of Others” havia sido gravado, mas algo não dava mais liga. A mini-turnê que culminou no derradeiro show de Tim foi uma tentativa de manter a banda unida e funcionando.
Com a saída do ex-vocalista, o grupo se enfiou em estúdio e, durante seis meses, na maior paz, conseguiu concluir “Antiphon”, após a largada do zero, sem aproveitar nada da “fase Tim”. O novo disco acabou se tornando “a mais honesta representação da banda como um todo, em oposição à visão única de uma só pessoa”, diz Pulido.
O resultado disso tudo pode ser ouvido na faixa-título, já divulgada. São dez faixas no total, todas produzidas pela própria banda.
“Antriphon” é a prova de fogo do Midlake – quer dizer, desse um novo Midlake.
01. Antiphon (clique aqui pra ver o vídeo)
02. Provider (clique aqui pra ouvir)
03. The Old And The Young (clique aqui pra ver o vídeo)
04. It’s Going Down
05. Vale
06. Aurora Gone (clique aqui pra ver o vídeo)
07. Ages
08. This Weight
09. Corruption
10. Provider (Reprise)
Ouça na íntegra (com as letras!):
[…] de 2010, já dava pistas de que os texanos seguiriam em direção ao progressivo. Mas “Antiphon” tem uma problemática a mais, como se sabe: a saída de Tim Smith pra Eric Pulido assumir o posto […]