Já ouviu o MIRACLE FORTRESS?
É a banda-de-um-homem-só de Graham Van Pelt, canadense de Montreal. No primeiro disco, “Five Roses”, lançado há pouco mais de um mês, ele toca acompanhado de Adam Waito, Jessie Stein e Jordan Robson-Cramer. Mas não se engane, como Matt Johnson, do The The, ele toca tudo, canta, compõe, escreve as letras e produz. Ele é o cara.
Ele começou tocando com o Think About Life, saindo em turnê com o Wolf Parade e o Art Brut. O negócio não funcionou como ele esperava. E ele partiu pra criar o Miracle Fortress (na foto acima, Graham é o primeiro da esquerda).
É um som hipnótico, tranqüilão e cheio de atmosferas (não vá se assustar, certo?). Não é cabeção, ao contrário. A gringolândia recorre a Flaming Lips, Yo La Tengo e, principalmente, Brian Wilson para falar sobre o Miracle Fortress. Não por menos. Ouça “Fortune”, “This Thing About You” e “Nex Train”, por exemplo, pra ver se não há bastante razão nisso. Pra mim, as melhores são “Have You Seen In Your Dreams” e “Hold Your Secrets To Your Heart”, com uma muralha de som de teclados, como se o Stereolab se multiplicasse por mil. Dá também para perceber bastante similaridade, em alguns momentos, com o parças Wolf Parade.
Veja aqui o clipe oficial de “Have You Seen In Your Dreams”:
Vale baixar, porque, sabe como é, no Brasil, nem a pau:
01. Whirrs
02. Have You Seen In Your Dreams
03. Next Train
04. Maybe Lately
05. Beach Baby
06. Hold Your Secrets To Your Heart
07. Little Trees
08. Poetaster
09. Five Roses
10. Blasphemy
11. Fortune
12. This Thing About You