O último disco de estúdio do New Order foi “Waiting For The Sirens’ Call”, de 2005. Em 2013, a banda colocou na praça um disco só com sobras de estúdio da gravação do trabalho de 2015: era o “Lost Sirens”.
Agora, depois de muito adiar e de assinar um contrato com a Mute, o New Order tem um álbum novo pra lançar: “Music Complete”, dia 25 de setembro de 2015, com onze músicas (o vinil é duplo).
É o primeiro disco oficial sem Peter Hook, cuja treta entre as partes continua firme e forte. Por outro lado, “Music Complete” tem a volta da tecladista Gilliam Gilbert, que não tocava desde “Get Ready”, de 2001. Pra Bernard Summer, sem Hook o New Order está “mais alegre, sem dúvidas”.
O grupo continua como um quinteto – além de Gilbert, Bernard Summer e Stephen Morris, tem Phil Cunningham (guitarra) e Tom Chapman (baixo).
As canções são assinadas e produzidas pela banda, com exceção de “Superheated”, cuja produção é de Stuart Price (que trabalhou em duas canções no disco de 2005), e de duas músicas produzidas por Tom Rowlands, do Chemical Brothers.
Há mais participações especiais. Iggy Pop canta em “Stray Dog”. Elly Jackson, da La Roux, que excursionou com o New Order em 2014, canta em três: “Tutti Frutti”, “People On The High Line” e “Pastic”. E Brandon Flowers, do Killers, canta em “Superheated”.
A capa é do mesmo Peter Saville de sempre, que dessa vez emulou Piet Mondrian e cujo desenho gráfico é a base pros vídeo-teaser do álbum:
Eis os detalhes:
01. Restless (clique aqui pra ver o vídeo)
02. Singularity
03. Plastic
04. Tutti Frutti (clique aqui pra ver o vídeo)
05. People On The High Line
06. Stray Dog
07. Academic
08. Nothing But A Fool
09. Unlearn This Hatred
10. The Game
11. Superheated