Hoje completo 36 anos. Velho é mãe: o corpo pode estar um traste, mas a cabeça ainda funciona bem. Quer dizer, o corpo ainda não está um traste, apesar dos hectolitros consumidos nos últimos 20 anos.
Velho mesmo é o “Thriller”, do Michael Jackson, que completa 25 anos do seu lançamento, neste dia 12 de fevereiro. O disco, como se sabe, é historicamente o mais vendido de todos os tempos, com 750 milhões de cópias por todo canto do planeta (750 milhões!). No disco tem clássicos como “Billie Jean” e “Beat It”.
A edição comemorativa, chamada “Thriller 25”, foi lançada hoje, com um CD a mais, apresentando novas versões das músicas originais, interpretadas por uma cambada de gente, além de vídeos etc. etc. etc.
Dá-lhe, anos 80!
—
Há exatos 190 anos, o Chile se tornava uma República. E há 196, a Dinastia Qing ia pro saco e surgia a República da China.
—
Há 199 anos, nascia Charles Darwin, que conseguiu me distingüir de um macaco, me fazendo parecer mais evoluído, embora muitas mulheres não o consigam. No mesmo dia e mesmo ano, nascia também o futuro presidente americano Abraham Lincoln.
Há 100 anos, em Munique, nascia Olga Benario.
Há 85 anos, nascia Franco Zefirelli, o italiano doidão, cineasta que tenta ser normal, mas por mais que se esforce não consegue. Tá vivo ainda.
Há 75 anos, nascia outro cineasta dos bons, mas na Grécia: Costa-Gravas, do genial “Z”. Ainda tá vivo, como eu.
Ainda nasceram em 12 de fevereiro, Luís Person (cineasta de “São Paulo S/A”, em 1936); Darren Aronofsky (cineasta americano de “Pi” e “Requiém Para Um Sonho”, em 1969); Christina Ricci, atriz tetuda e até convincente, em 1980; e Juan Carlos Ferrero, tenista espanhol, também em 1980.
Ah! Nasceu também a deliciosa loira Syvia Saint, atriz de filmes educativos adultos, em 1976 (ela só tem 32 aninhos…). Ela é, apropriadamente, tcheca.
—
No campo da música, há 70 anos nascia o espetacular Martinho da Vila, em Duas Barras, Rio de Janeiro. Posso falar que ele é gênio?
Nascia, há 69 anos, o tecladista dos Doors, Ray Manzarek.
E por fim, nascia também um cidadão chamado José Domingos de Moraes, mais conhecido como Dominguinhos, em 1941.
—
Pô, também morre neguinho em 12 de fevereiro: Catarina de Áustria, a arquiduquesa que virou rainha de Portugal, em 1507; o filósofo Immanuel Kant, em 1724; Jean Renoir, cineasta francês, em 1894; Julio Cotázar, em 1914; e Charles Shultz, o criador dos Peanuts, em 1916.
—
Há 11 anos, a Viradouro conquistava o seu primeiro e único título do Carnaval, com a beleza de samba “Trevas… Luz! A Explosão do Universo”.
—
Claro, são todas informações da Wikipedia, de onde mais?