Boas, boas… Já estamos em fevereiro de 2012 e ainda cabe resgatar e comentar algumas obras do longínquo 2011.
É sabido que vivemos atualmente um enorme resgate das sonoridades dos 90’s, em todos seus subgêneros, seja shoegaze, grunge, britpop. Vivenciamos uma enorme releitura da década de 1990, e, diga-se de passagem, grandes releituras com roupagens modernas.
Um dos gêneros que merece destaque pela quantidade de grandes bandas e álbuns é o resgate do psicodelismo lascivo e dissonante dos mestres Spacemen 3, mesclado com a verve lisérgica dos 60’s.
A cena psicodélica cresce nos quatro cantos do planeta, mas é notadamente nos Estados Unidos e no Reino Unido que estão os principais nomes: Warlocks, The Black Angels, Wooden Shjips, Moon Duo, The Koolaid Electric Company, The Lucid Dream, The Vacant Lots, Tone Rodent, Aqua Nebula Oscilator, The Dolly Rocker Movement, The Lumerians. A lista é interminável e o que une basicamente todos estes nomes é exatamente a fonte de inspiração.
Um dos grandes álbuns do ano passado veio diretamente de Detroit, concebido pelo trio alucinógeno Sisters Of Your Sunshine Vapor e seu segundo álbum, “Spectra Spirit”. Lisergia dark, densa e arrastada, evocando Jim Morrisson a todo momento, graças ao timbre de voz do vocal Sean Morrow, aliado à parede hipnótica das guitarras, que hora bebem na fonte do blues de raiz, ora encharcam-nos com o mais puro garage psych, sempre com ares soturnos, sem deixar a psicodelia e o uso de psicotrópicos de lado.
E foi através do vocal Sean que tomei conhecimento do SOYSV. Há mais ou menos um ano e meio, fui convidado a fazer uma audição do debute dos caras (aliás, este continua gratuito pra download no site do SOYSV, bem como o “Spectra Spirit” – mas siga meu conselho: adquirira o vinil, a bolacha vem em tons alaranjados psicodélicos). Lógico que, após ouvir canções como “Lord Is My Gun”, “Slow Suicide” ou “Spacemen Blues” foi amor à primeira audição. E daí, meu caro, o fator Spacemen 3 nos fez estreitar as conversas até que rolou uma entrevista com os caras, curta e grossa, sem maiores devaneios. Sean simplesmente pontuou o que o SYOSV veio fazer: nos embriagar com doses cavalares de psicodélia negra.
Cabe aqui um comentário curioso sobre o “Spectra Spirit”. É o relato de meu brother Robson, uma das mentes por detrás do The Concept. Robson foi um dos que adentraram de cabeça nas viagens lascivas do SOYSV e passou suas férias praianas de final de ano sob o sol escaldante de nosso litoral, literalmente fritando sob a trilha sonora de “Spectra Spirit” (local inusitado pra psicodelia dark e ruidosa dos caras). Segundo meu querido Robson, a experiência psicotrópica do SOYSV aplicada em nossas praias pode ter um resultado altamente produtivo pra expansão da mente e derivações.
Chegamos à conclusão que certamente o Sisters Of You Sunshine Vapor serviria de objeto de estudo pra que Wiliam Blake pudesse fazer uma nova experiência com o “Caso de Robson”, podendo assim abrir novamente as portas da percepção, com pano de fundo o fenomenal artefato psicodélico, “Spectra Spirit”.
1. Untitled
2. Black Mind
3. Howlers On The Roam
4. Center Of A Velvet Room
5. The Hole In Your Brain
6. Did You Hear The Lion Roar, Mr. Wig?
7. Sweet Girl Insanity
8. Live In My Mind
9. Green Eyes And Dream
Ouça o disco na íntegra:
Sisters Of Your Sunshine Vapor é: Sean Morrow (guitarra e vocal), Eric Oppitz (baixo e órgão) e Rick Sawoscinski (bateria)
Álbum – Spectra Spirit
Lançamento – 11 de novembro de 2011
Gravadora – New Fortune Records
Tempo total – 40 minutos e 22 segundos
Contato – Facebook, Twiiter e Site Oficial
—
Renato Malizia é editor do blogue The Blog That Celebrates Itself e entrevistou o Sisters Of Your Sunshine Vapor.