Quando recebi meu exemplar do debute do All In The Golden Afternoon, intitulado “Magic Lighthouse On The Infinite Sea”, minha sensação foi um sorriso enorme de felicidade pura e verdadeira, e me lembrei de uma frase na entrevista que fiz há algum tempo com a Rachel Staggs, onde ele dizia: “música é a minha vida. É algo em que estou envolvida desde que era bem jovem; não vejo motivo em viver sem fazer música”.
Até me arrepio ao ler isso, porque esse sentimento é exatamente o que representa música pra mim e pra muitos, e acima de qualquer coisa a música é algo a ser idolatrado e reverenciado a todo momento. Imagine, o que Rachel diz é real: o que seria a vida dela sem fazer música? O que seria das nossas vidas sem a música? Algo vazio, sem sentido, é basicamente impossível pensar em algo sem música.
O que me fez sorrir naquele momento, quando recebi o álbum, não foi o fato de tê-lo recebido, mas sim ver aquele artefato luxuoso, um vinil de mega bom gosto, capa dupla com uma foto deslumbrante do casal Rachel Staggs e Carlos Jackson (N.E.: marido e mulher), o duo que compõe o All In The Golden Afternoon, e principalmente a felicidade em saber que finalmente eles conseguiram colocar o álbum no mercado. Sim, porque “Magic Lighthouse On The Infinite Sea” já era uma realidade desde o ano passado, quando recebi os samplers 1 e 2, diretamente da minha amiga Rachel, mas que infelizmente, não haviam gravadoras naquele momento pra lançar o álbum – acredite, não havia ninguém interessado! Pois é, não é só no underground nacional, até pra Rachel Staggs isso aconteceu.
Agora veja e analise: o currículo de Rachel Staggs é absurdamente grandioso. Note só, Rachel faz parte do Eau Claire, junto com Jessica Bailiff (shoegazer clássico a la Lush); The Static Silence; projeto em parceira com Matt Bartram, o dono do Air Formation, etéreo até os sonhos mais profundos; Experimental Aircraft, combo dream pop da melhor qualidade. Todas bandas de renome no underground, porém, mesmo assim, o All In The Golden Afternoon amargou basicamente um ano pra que o seu debute fosse lançado (N.E.: a banda tem mais um EP lançado, em 2008, homônimo).
Conheci Rachel através do Eau Claire e me apaixonei de imediato. Fui arqueologicamente fuçando em todos os seus projetos e me interando de tudo, até que perdi a vergonha e mandei um e-mail pra ela. Pra minha surpresa, aquela figura exótica, que me deixava intimidado, mostrou-se um doce de pessoa, atenciosa, simpática e absolutamente acessível. Começamos a nos comunicar e surgiu a possibilidade da entrevista ser concebida no TBTCI, e há cerca de dois anos, a querida Rachel sempre me mantem informado do que esta por vir.
“Magic Lighthouse On The Infinite Sea” é um álbum no mínimo soberbo, porém difícil de ser escutado. É preciso inúmeras audições pra captar todas as nuances, todos os segredos, todos os prazeres inseridos nesta que é uma das obras do ano. Pense numa colisão em slow motion do Jefferson Airplane com o Slowdive, um shoegaze climático com cores psicodélicas, vide “Tidal Wave”, e com tons densos e acinzentados, como em “Gulf Coast Highway”. Ecos de “Garlands” (N.E: álbum do Cocteau Twins, de 1982), Dead Can Dance, “Pygmalion” (N.E.: álbum do Slowdive, de 1995) podem ser captados durante as audições, principalmente em “In The Sky”, umas das melhores do álbum, mas o ar de modernidade que explode neste disco é notório.
Atemporal seria o termo correto para definir “Magic Lighthouse On The Infinite Sea”, uma obra feita por pessoas que jamais poderão ser questionadas no que tange ao seu amor eterno por algo que pra todos nos é religioso, a música. Vida longa a Rachel Staggs e ao grandioso All In The Golden Afternoon.
O serviço do disco é esse:
01. Advice From A Caterpillar
02. Tidal Wave
03. Symphonies Of Spirits
04. 30th And Sanchez
05. Gulf Coast Highway
06. Up All Night
07. In The Sky
08. Less And Less
09. The Pool Of Tears
10. In A Box
11. Beneath The Setting Sun
Ouça na íntegra:
Nota: Quem baixar o álbum (a dez dólares), recebe uma faixa extra, o remix de “Up All Night”, feito por Andy Young, do Lift To Experience.
All In The Golden Afternoon é:
Rachel Staggs – vocais e sintetizadores
Carlos Jackson – guitarras, samplers e efeitos
Álbum – Magic Lighthouse On The Infinite Sea
Lançamento – 16 de maio de 2011
Gravadora – Mind Expansion Records
Tempo total – 32 minutos e 43 segundos
Contato – Facebook
Renato Malizia é editor do blogue The Blog That Celebrates Itself. Ele já entrevistou Rachel Stagges: leia clicando aqui.
[…] Afternoon *** Melhor disco do Ano pra CP *** Votantes: 3 (FL, RM e CP) Pontos: 45 Link Floga-se: clique aqui Lançamento: maio Ouça “30th And […]
[…] Esse é o primeiro trabalho depois do excepcional (e um dos melhores discos de 2011 aqui no Floga-se) “Magic Lighthouse On The Infinite Sea”. […]
[…] segundo disco do All In The Golden Afternoon tem uma missão difícil: superar o sensacional “Magic Lighthouse On The Infinite Sea”, de 2011. Se o raio cair duas vezes no mesmo lugar, Rachel Staggs e Carlos Jackson farão de […]