Uma das bandas imitadoras dos Smiths mais legais é a Northern Portrait, da Dinamarca. Desde o lançamento do primeiro disco, “Criminal Art Lovers”, de 2010, o grupo não lança nada, com exceções raras feitas ao sete polegadas pra “Life Returns To Normal”, com uma cover inusitada; e ao single dez polegadas “Pretty Decent Swimmers”, de 2013.
Nesse tempo, os dinamarqueses fizeram uma certa fama mundo afora, resgatando a melancolia classuda dos Smiths, no máximo da derivação que conseguiam, sem pudores, quase como uma banda cover, mas com músicas originais. Tanto que seus dois primeiros EPs, “The Fallen Aristocracy” e “Napoleon Sweetheart”, ambos de 2008, esgotaram-se e viraram objeto de culto pelos hipsters mais atentos.
O que a Matinée Records, então, sabiamente, resolveu fazer? Compilar tudo e lançar as canções num disco só, esse “Ta!” (lançamento de 23 de dezembro de 2013). Das quinze canções da coletânea, sete são dos EPs citados (só o grande hit “Crazy” ficou de fora, até porque entrou no “Criminal Art Lovers”), embora elas tenham ganho aqui novas mixagens. “Leave The Trees Alone” é uma canção pro Natal de 2011 e “Happy Nice Day” e “I Feel Even Better” são as mais recentes, do dez polegadas lançado em 2013.
Pra quem não conhece “os Smiths dinamarqueses”, essa coletânea coloca em dia com a obra da banda, uma delicia de fato.
Ouça quatro dessas pérolas:
01. A Quiet Night In Copenhagen
02. I Give You Two Seconds To Entertain Me
03. I Feel Even Better
04. Waiting For A Chance
05. Some People
06. In An Empty Hotel
07. Happy Nice Day
08. The Young and Hopefuls
09. Sporting A Scar
10. Our Lambrusco Days
11. Leave The Trees Alone
12. Bon Voyage!
13. Greetings From Paris
14. Stirling Moss
15. The Fallen Aristocracy