Tem banda que não sossega, adora fazer um disco melhor do que o outro. O anterior, “Cryptograms”, já foi um dos melhores do ano passado, agora “Microcastle”, lançado semana passada, está entre os melhores de 2008, sem dúvidas.
É o terceiro disco desta banda de Atlanta, Georgia, Esteites, e, na verdade, é até melhor do que predecessor. Muitas canções, como “Agoraphobia” e “Never Stops”, parecem Grandaddy, mas o parentesco deste disco está mais para um Radiohead sem surtos. É o desfile de uma canção mais bacana do que a outra, com destaque para a barulheira incansável de “Nothing Ever Happened”, que lembra Sonic Youth (em “Daydream Nation”), e para “Twilight At Carbon Lake”, com final arrebatador.
O Deerhunter usa distorções como se fosse natural, como se a música não vivesse sem elas. A deles não sobrevive. Só que não massacra. Como uma banda veterana, dosa muito bem os rasgos de guitarra, mesmo que sutilmente eles estejam lá no fundo, fazendo a cama de toda a linha melódica. Um bom exemplo é “Little Kids”, com a barulheira crescendo e tomando a música aos poucos. Veja se o Jesus & Mary Chain não ficaria feliz com tal “homenagem”. Copiar, percebe-se, não é algo ruim. Depende de quem se copia.
“Microcastle”, que vem a seguir, engana à primeira audição. Parece de uma tranqüilidade única, perdida no meio do disco, mas no último minuto, como num acesso raivoso de Spiritualized, entra a sessão que dá o tom à canção: guitarras em bloco, bateria repetitiva, num pacote esperando um mix para as pistas. Sensacional.
Pode-se dizer, ainda, que os Beach Boys não ficaram envergonhados com as singelas “Calvary Scars” e “Green Jacket” (com um piano a la “Eyes Wide Shut”), minúsculas e um tanto diretas. Não são canções de ninar, mas é como eles chegam mais perto disso. Na mesma “batida”, “Activa” se torna assustadora.
“Microcastle”, o disco, é o mais perto que eles conseguiram de um sonho pop perfeito dos anos 60 ou posterior. Já é perfeito, embora perfeição seja um conceito bastante mutável. No caso do Deerhunter, espera-se que seja para melhor.
Ouça por você mesmo, com o serviço abaixo:
01. Cover Me (Slowly)
02. Agoraphobia
03. Never Stops
04. LIttle Kids
05. Microcastles
06. Calvary Scars
07. Green Jackets
08. Activa
09. Nothing Ever Happened
10. Neither Of Us, Uncertainly
11. Twilight At Carbon Lake
Abaixo, o clipe oficial de “Agoraphobia”: