Ame ou odeie. O shoegaze é um daqueles estilos onde não se encontra meio-termo, embora ele mesmo tenha se flexibilizado ao longo do tempo, com variações poucas que se aconchegam no dreampop e correlatos. A história se encarregou de colocar a etiqueta numa prateleira específica e quase nenhuma inovação se deu nos últimos vinte anos, o que não quer dizer que o shoegaze tenha ficado renegado ao passado.
No Brasil, há bandas interessantes fazendo há anos uma lapidação do que as guitarras acumuladas, os vocais preguiçosos e lânguidos, a bateria quase sempre coadjuvante e a dança tímida construíram como estilo. São grupos espalhados pelos muitos cantos do país ainda direcionando os ouvidos ao shoegaze puro ou às suas variações em discos que merecem a atenção, você amando ou odiando – alguns selecionados apenas afagam o estilo, centrando-se de fato em outras etiquetas.
Aqui, uma seleção um tanto óbvia pra mostrar que o estilo anda sólido no Brasil, mesmo que transitando apenas nos subterrâneos e pelos ouvidos mais atentos. Por ser óbvia, é possível que você conheça toda a seleção – e sinta falta de outras tantas bandas aqui – mas nunca é demais reouvir a obra recente desses grupos (o disco mais antigo é de 2015). Obras que não podem ficar jogadas num canto qualquer da história.
—
LOOMER
De: Porto Alegre/RS
Ouça: “Deserter” (2017)
Leia mais
—
THE JOHN CANDY
De: Rio de Janeiro/RJ
Ouça: “Ghostpedia” (2017)
Leia mais
—
EARLY MORNING SKY
De: São Paulo/SP
Ouça: “If I See You Again” (EP) (2017)
Leia mais
—
CÉUS DE ABRIL
De: Paraupebas/PA
Ouça: “Último Adeus” (EP) (2015)
Leia mais
—
ASTROCRUSHING
De: Campina Grande/PB
Ouça: “Look Down” (2017)
Leia mais
—
JUSTINE NEVER KNEW THE RULES
De: Sorocaba/SP
Ouça: “Overseas” (2016)
Leia mais
—
THE SORRY SHOP
De: Rio Grande/RS
Ouça: “Softspoken” (2017)
Leia mais
—
CAMILLE CLAUDEL
De: Volta Redonda/RJ
Ouça: “Softspoken” (2017)
Leia mais
—
GORDURATRANS
De: Rio de Janeiro/RJ
Ouça: “Paroxismos” (2017)
Leia mais
—
PALM HAZE
Dupla brasileira radicada no Canadá
Ouça: “Tangy Dream” EP (2017)