Em outubro de 2012, a comunidade Sinewave no Facebook fez uma brincadeira a partir de uma pergunta ambiciosa: “quais o melhores discos de todos os tempos, tentando evitar ao máximo as ‘vacas sagradas’?”. O resultado foi esse.
Foi curioso porque os mais de sessenta votantes conseguiram escapar das listas mais-do-mesmo que se encontra por aí. Afinal, “os melhores” de qualquer área é algo relativizado pelo perfil das pessoas que fazem as escolhas.
Gol feito, gol comemorado, foi um jogo divertidíssimo onde todos que participaram saíram ganhando.
Daí, como essa brincadeira de fazer listas é algo que todo apaixonado por música gosta, repetimos a pergunta, mas concentrando as atenções no Brasil: “quais os melhores discos de todos os tempos já feitos por brasileiros?”, ou “quais os melhores discos nacionais criados em toda a história?”.
Mais uma vez, a ideia era tentar evitar as “vacas sagradas”, aquela ordem de nomes que qualquer lista conservadora teria. Se isso foi possível ou não você pode ver agora, no publicação abaixo.
Listas, como de praxe, não são pra concordâncias. A ideia é discutir o resultado, discordar, conversar, gerar debate – e mais do que tudo isso, oferecer um rol de grandes obras que muita gente talvez nem conheça. Aqui, são 513 discos, uma lista imensa do que de melhor os músicos brasileiros fizeram na história da produção musical nacional – ou o mais próximo disso.
Vale folhear e, principalmente, vale divulgar, compartilhar (copie o código da revista que tá aí embaixo). O arquivo abaixo pode ser embutido no seu site, no seu blogue, no seu Facebook.
Foram 59 votantes, e a lista individual, as escolhas de cada um deles, além da ordem alfabética de todas as bandas citadas – e suas respectivas obras – você pode ver neste arquivo em Excel.
Divirta-se e descubra o máximo possível. A música brasileira é de fato algo pra se orgulhar:
O Pessoal da Sinewave está de parabéns pela ideia, eu como entusiasta da música brasileira fico bem contetnte com todas as iniciativas que levam ao resgate da MARAVILHOSA MÚSICA NACIONAL.
Todavia como você mesmo falou, listas são pra debater, e o resultado final desta precisa no mínimo ser debatido, faltou alguma coisa importante aí, o que me deixa um pouquinho triste, já que uma carrada de disco sem importância foi citado.
Grandes caras como Jards Macalé, Amado Maita e Egberto Gismonti, não figuraram na lista dos 100.
Mas a ideia foi Ótima e louvavel. Ainda assim os caras estão de parabéns.
[…] Para ler como foi o processo e ver a lista, clique aqui. […]
Ficou muito bacana. 🙂
Vi a lista brazuca e não entendi. Não foram evitadas as Vacas Sagradas, estão todos lá.
Ficou bem legal a lista. Dos 515 citados possuo cerca de 100.
Senti a falta de gente que NÃO PODIA ter ficado de fora. Tipo: Cassiano, Nelson Cavaquinho, Marisa Monte(das antigas) Cássia Eller, Azymuth…
Mas, enfim, ficou massa.
[…] Luiz Gustavo, Zé Antonio e Marquinhos, os Pin Ups, originais botaram essa bomba infernal chamada “Time Will Burn” no mundo e jogaram querosene de tempero, facilmente um dos melhores álbuns já lançados nesse pais (Nota do Editor:o disco acabou em 37º lugar entre os “100 Melhores Discos Nacionais De Todos Os Tempos”). […]
Gosto de listas, embora quase nunca concorde com elas, rs… Acho que muitos dos “discos citados” poderiam estar, tranquilamente,entre os 100, 50, 30 “melhores”; muitos dos “melhores”, nem precisavam ser citados. Mas, valeu a brincadeira.
não sei o que é mais vaca sagrada: o acabou chorare ou o acabou chorare em PRIMEIRO LUGAR EM QUALQUER LUGAR
Pode cre, Débora. É a tal caixa de ressonância que o Parreira(técnico de futebol) falou certa vez.
Quando “formadores de opinião”(raça mais difícil de morrer que baratas) incensão alguns discos as vaquinhas vão atrás.
Outro dia vi um twitter do Nando Reis. Ele dizia:
“Novoa Bainos F.C. é uma obra prima eclipsada pelo mito criado em torno do Acabou Chorare”
Estou totalmente de acordo.
[…] que se vê por aí, que fomos adiante e em “novembro” procuramos determinar tambémm os “100 Melhores Discos Nacionais De Todos Os Tempos”. Dois dos trablhamos mais bacanas já publicados pelo Floga-se e por uma dezena de outros blogues […]
Adorei a lista e o formato como ela foi apresentada, mas “As Quatro Estações” podia estar em uma posição bem maior rs
Acho que ha pouquíssimos discos de samba, forró, caipira. Quase nada. A maioria Rock, MPB, Bossa NOva, etc. É como se a música brasileira se resumisse a isso. Na verdade, a chamada elite intelectual, formadora de informação, críticos que escrevem em blogs e revistas, etc, desconhecem a maior parte da produção nacional. No caso do samba é como se ele nem fosse um ritmo brasileiro, muito estranho, rs. SE resumem a meia dúzia dos mesmos nomes de sempre.